Acompanhamento Terapêutico Escolar: uma atuação caracterizada pelo “entre”

Autores

  • Verônica Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Adrielle de Matos Borges Teixeira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Aline de Almeida Santos Spada Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p445-457

Palavras-chave:

Acompanhamento Terapêutico, Inclusão escolar, Enquadre profissional

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar a atuação do Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE), sendo esta uma prática crescente, no contexto brasileiro, a qual encontra-se associada ao processo de efetivação da inclusão escolar. Mas o que caracteriza essa atuação? A partir da noção da inclusão como ato terapêutico, considera-se que a atuação é marcada por uma posição do estar “entre” (entre o estudante e o(s) outro(s)), elemento intrínseco à prática. Mas também revela certa indefinição, incertezas e instabilidades inerentes a esta posição. Diante disso, a intenção é refletir sobre tais questões e suas relações com um possível enquadre profissional.

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Biografia do Autor

  • Verônica Gomes Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Psicóloga, especialista em Psicomotricidade (pelo Lydia Coriat), Mestre e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

  • Adrielle de Matos Borges Teixeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Psicóloga, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

  • Aline de Almeida Santos Spada, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Psicóloga, Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

  • Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Acompanhamento Terapêutico Escolar: uma atuação caracterizada pelo “entre”. (2019). Estilos Da Clinica, 24(3), 445-457. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p445-457