Uma clínica para acolher a “Juventude Abandonada” de hoje

Autores

  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p408-418

Palavras-chave:

Medidas de exceção socioeducativas, Clínica psicanalítica da urgência subjetiva, Ideal do eu

Resumo

Partindo de Juventude Abandonada, de Aichhorn, Privação e Delinquência, de Winnicott, e de escritos de Freud, Lacan, Tizio, Minnicelli, Ponnou e Lacadée, propomos intervenções possíveis a fim de resgatar a subjetividade do adolescente embaraçado com seu ato delitivo. Por meio da palavra, sem ceder às pressões do consumo e da sociedade, mostramos como é possível fazer frente às lógicas segregativas do discurso dominante com sua tendência à judicialização e ao apagamento da dimensão subjetiva do jovem. Evocamos às medidas socioeducativas de exceção e de acolhimento de sujeitos antissociais os princípios da “clínica da urgência subjetiva”, mas não sem perguntar: A “situação analítica” requer o desenvolvimento de determinadas estruturas, como a presença de um sintoma e o manejo da transferência, porém como realizar uma intervenção psicanaliticamente orientada sem que muitos jovens as apresentem? Como realizar a “clínica da urgência subjetiva” sem que um sintoma seja formalizado e direcionado a um suposto saber como ocorre na clínica standard? E mais: em tempos de palidez do Ideal do Eu e de declínio da imago paterna, como resgatar o lugar de referente sem que este funcione como tirano, quando massivamente presente, ou propicie o pânico, quando extensivamente ausente?

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Biografia do Autor

  • Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicólogo (PUC-Minas), Psicanalista (EBP; EGP), Mestre em Educação (UFMG), Doutor em Educação: Psicologia e Educação (USP; Paris 13) e Pós-Doutor pela USP, UFRJ, Aix-Marseille (França) e Catalunya (Espanha). Realizou Estágio Docente em Psicología Educativa, UNR (Argentina) e em Psicología, Educación y Desarrollo Humano, UdelaR (Uruguai). É professor associado de Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação da UFMG. É professor visitante de cursos na Flacso-Argentina, UNMdP-Argentina, UdelaR-Uruguai e IP-UFRGS. É bolsista Pq2-CNPq, PPM-Fapemig e pesquisador da Capes. Coordenou o GT Psicanálise e Educação (Anpepp) e o LEPSI-Minas. É membro das Redes: INFEIES (A.Latina), RUEPSY (Europa), Coletivo Amarrações (Brasil), além do Fórum do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte. Foi corresponsável por implantar o Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação na UON (Angola). Possui 11 livros autorais e organizados. Pesquisa temas de psicologia, psicanálise e educação como: mal-estar docente e formação / adolescência, juventude e socioeducação.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Uma clínica para acolher a “Juventude Abandonada” de hoje. (2019). Estilos Da Clinica, 24(3), 408-418. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p408-418