Psicanálise com crianças: sobre identificações e escolhas de objetos transicionais durante a sessão analítica

Autores

  • Amanda Cappellari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Edna Linhares Garcia Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p296-305

Palavras-chave:

psicanálise com crianças, resistência, objeto transicional.

Resumo

Considerando-se aspectos relacionados à invenção da infância e à inauguração da possibilidade do trabalho terapêutico com crianças por meio da psicanálise, propõe-se, neste artigo, discutir algumas questões importantes no que tange à psicoterapia infantil, suscitadas a partir da realização do Estágio Integrado em Psicologia, na prática de psicoterapia de base analítica. Para tanto, serão discutidas as noções de resistência e suas articulações com a transferência, bem como a identificação de crianças com animais e a escolha de objetos transicionais durante a sessão, que se mostram como potentes aliados para a expressão da criança e constituem vias de acesso ao inconsciente.

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Biografia do Autor

  • Amanda Cappellari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

  • Edna Linhares Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Docente do Programa de Mestrado em Promoção de Saúde e do Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Psicanálise com crianças: sobre identificações e escolhas de objetos transicionais durante a sessão analítica. (2018). Estilos Da Clinica, 23(2), 296-305. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p296-305