Contribuições psicanalíticas para a clínica de crianças com deficiência física congênita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p262-278

Palavras-chave:

deficiente físico, clínica psicanalítica, psicoterapia da criança

Resumo

Crianças com deficiência física apresentam uma aparência física diferente, movimentos não usuais e formas alternativas de comunicação. O sujeito se fará presente na clínica com e por meio destas especificidades. Frente a estas, este artigo busca discutir a clínica de crianças nos casos de deficiência física congênita. Em uma primeira parte são ilustrados quatro casos clínicos. Na segunda, discute-se a presença de equipamentos, a manifestação do corpo e o uso da deficiência pelo sujeito. Na terceira, apontam-se alguns manejos clínicos que perpassam um trabalho de luto, no sentido de apropriação simbólica da deficiência. Concluindo, é apontada a importância da prevenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Rodrigues Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicanalista. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.

  • Eliana Herzberg, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Docente, pesquisadora e orientadora da Graduação e da Pós-Graduação. Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Contribuições psicanalíticas para a clínica de crianças com deficiência física congênita. (2018). Estilos Da Clinica, 23(2), 262-278. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p262-278