Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?

Autores

  • Eduardo Andres Vizer Universidade de Buenos Aires
  • Helenice Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107603

Palavras-chave:

comunicação, cultura, economía da Informaçao

Resumo

Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos extremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mercantilização (comoditização) do processo de comunicação.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Andres Vizer, Universidade de Buenos Aires
    Professor Emerito da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Sociologo ligado ao Instituto Gino Germani, AR.
  • Helenice Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicaçao    UFRGS

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Vizer, E. A., & Carvalho, H. (2015). Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?. Revista Extraprensa, 9(1), 102-113. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107603