Jornalismo comunitário, políticas públicas e desafios contemporâneos

Autores

  • Luiza Giovancarli Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.108192

Palavras-chave:

jornal comunitário, política pública, democratização da comunicação.

Resumo

O jornal comunitário tal qual existiu nas décadas de 1970 e 1980 na zona leste da cidade de São Paulo, com caráter democrático e interesse na participação popular cede espaço a um jornal mercadológico, com pouca participação comunitária. As políticas públicas voltadas para o campo da comunicação podem ser um incentivo a tais práticas vinculadas a uma perspectiva emancipatória dos sujeitos, porém, seus limites podem surgir no aspecto da institucionalização das iniciativas populares bem como em problemas relacionados à dinâmica do Estado. Conclui-se que as políticas voltadas para a comunicação precisam apresentar um caráter menos burocrático e devem estar ligadas a uma real política de democratização dos meios. Além disso, é preciso debater e incentivar as iniciativas de comunicação popular para além da atuação estatal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Giovancarli, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Jornalista e mestranda em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Também participa do jornal comunitário "Jornal da Várzea".

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Giovancarli, L. (2016). Jornalismo comunitário, políticas públicas e desafios contemporâneos. Revista Extraprensa, 10(1), 49-62. https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.108192