Imprensa, indígenas versus ruralistas: As tensões entre o modelo desenvolvimentista e o bom viver (tekove porã)

Autores

  • Jorge Kanehide Ijuim Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-graduação em Jornalismo
  • Antônio Hilário Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Moema Guedes Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.113880

Palavras-chave:

Jornalismo e sociedade, Questão indígena, Conflitos agrários, Indígenas, Mato Grosso do Sul.

Resumo

Os embates entre indígenas e ruralistas no Brasil configuram uma desavença antiga. O colonizador quer terras para usufruir e o indígena quer o direito de viver nessas terras e manter sua cultura. Quando as demarcações de reservas atrasam, os indígenas ocupam áreas que reivindicam. Os fazendeiros reagem pelo poder político, econômico e pela violência. O presente estudo investiga o comportamento da mídia diante desses confrontos. Para tanto, observamos reportagens veiculadas em Mato Grosso do Sul com o apoio da Análise da narrativa (Motta, 2013). Ao entrevistar representantes dos índios, anotamos como estes percebem a atuação da imprensa nessas questões. Nossas argumentações se fundamentam na Sociologia das Ausências (Santos, 2002), na Antropologia e no conceito de ‘bom viver’, embasados na teorização de Fábio Mura (2006). Ao final, constatamos que a essência desses conflitos está no choque entre o modelo de desenvolvimento capitalista e o modo de agir/pensar do ‘bom viver’ – tekove porã.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Kanehide Ijuim, Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-graduação em Jornalismo

    Doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP;

    Pós-doutorado em Jornalismo (Universidade de Coimbra)

  • Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca; professor de Antropologia e da Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Moema Guedes Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Jornalista, mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco; mestranda em Comunicação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalvez. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BRAND, Antonio J. O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá-guarani: Os difíceis caminhos da palavra. (Tese doutorado em História) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, 1997.

DUARTE, Jorge. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ed. São Paulo: Atlas, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. (2010) Disponível em: http://brasil500anos.ibge.gov.br/ . Acesso em 15 jul 2015.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora UnB, 2013.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise pragmática da narrativa in LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia (orgs). Metodologia de pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.

MURA, Fabio. À procura do “bom viver”: Território, tradição de conhecimento e ecologia doméstica entre os Kaiowá. (Tese de doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional/PPGAS, 2006.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.

PEREIRA, Levi Marques. Mobilidade e processo de territorialização entre os Guaranis atuais. História em reflexão. Revista eletrônica de História. UFGD. (2007) Disponível em:

http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/jan_jun_2007/artigos/mobilidade-e-processos-de-territorializacao-entre-os-kaiowa-atuais. Acesso em 15 jul 2015.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social in SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro 2002: 237-280. Disponível em: http://rccs.revues.org/1285. Acesso: 10 mai 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais à uma ecologia dos saberes in SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2010.

SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: EPU./EDUSP, 1974-1954.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

URQUIZA, Moema G. Identidades indígenas na mídia: Um estudo com professores indígenas sobre identidade/diferença e representação. (Dissertação de Mestrado). Campo Grande: Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, 2013.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Ijuim, J. K., Aguilera Urquiza, A. H., & Urquiza, M. G. (2016). Imprensa, indígenas versus ruralistas: As tensões entre o modelo desenvolvimentista e o bom viver (tekove porã). Revista Extraprensa, 9(2), 53-70. https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.113880