São Paulo em Super 8

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.116805

Palavras-chave:

Cinema independente, Cinema experimental, Super 8mm, Audiovisual.

Resumo

Consolidado como importante espaço de difusão artístico e cultural, e percursor da produção audiovisual em Super 8mm na cidade de  São Paulo nas décadas de 70 e 80, o Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais, o GRIFE, foi fruto do encontro de Maria Luiza de Alencar, com o cineasta Abrão Berman. Malu, co-fundadora do grupo, relata sua experiência no ensino e produção com a nova bitola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Cruz, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.

    É doutorando em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina), pesquisador convidado da área de Comunicação e Cultura da instituição e pesquisador associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

    Integrou a equipe de estatística do Ministerio de Cultura de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires e do Sistema de Información Cultural de la Argentina (SInCA), do Ministerio de Cultura de la Nación. Se dedica a estudos relacionados à economia política da comunicação e da cultura.

Referências

ROCHA, Flávio Rogério. Super Festivais do GRIFE: produção, circulação e formação de cineastas no Super8 brasileiro (1973-1983). São Carlos, 2015. 277p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

CINEMOBILE, nova forma de usar o cinema, O. Folha de São Paulo. Folha Ilustrada. São Paulo, 19

de abril de 1974, s/p.

KODAK.Super 8 mm products. Disponível em < motion.kodak.com/US/en/motion/Products/Production/Spotlight_on_Super_8/Super_8mm_Products/index.htm >. Acesso em 25 de jun. de 2016.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar