O “quinto poder” exerce poder de fato? Relações entre um observatório de mídia e seu público

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná, UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.129074

Palavras-chave:

Comunicação e gênero, Quinto poder, Estudo de audiência.

Resumo

As experiências de resistência e crítica midiática têm sido chamadas de “quinto poder” e constituem o foco desta pesquisa. O blog Escreva Lola Escreva é objeto deste artigo pois visa alfabetizar midiaticamente seus leitores no que diz respeito à cobertura midiática das questões de gênero. É objetivo deste artigo compreender, através de uma pesquisa com sua audiência, em que medida o blog influencia a formação da consciência política feminista do seu público. Para isso, são analisadas as 612 respostas do questionário direcionado aos leitores do blog em cruzamento com a análise discursiva de 102 posts. A análise dos resultados sugere que o público vê a autora como uma “referência”, uma “professora” e uma “amiga”, além de compartilhar com ela um alto grau de correspondência de opiniões.

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Biografia do Autor

  • Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná, UFPR
    Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013), mestre pela mesma universidade (2008) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, onde realiza pós-doutorado com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos críticos do discurso, crítica de mídia, mídia e política, ativismo midiático, estudos de enquadramento. 

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Rizzotto, C. C. (2017). O “quinto poder” exerce poder de fato? Relações entre um observatório de mídia e seu público. Revista Extraprensa, 11(1), 128-150. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.129074