A percepção de usuários acima de 60 anos através de categorização de imagens capturadas por hashtags no Instagram no contexto da tecnologia móvel digital

  • Melissa Streck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Palavras-chave: Idoso, Imagem, Hashtag, Instagram, Percepção

Resumo

O presente artigo traz um estudo sobre a percepção de idosos nas mídias digitais através de imagens publicadas com marcação de quatro hashtags que identificam este público. Para tanto, é trazida a visão do idoso de si, além da visão de terceiros sobre este público. As hashtags determinadas para a captura de dados foram de âmbito nacional e internacional, tendo as imagens posteriormente sido categorizadas por assuntos, sendo possível então um comparativo. O resultado da pesquisa sugere uma percepção divergente da visão de si deste público versus a visão de terceiros. Isto é mostrado no contexto nacional e internacional, gerando uma discussão acerca do tema do envelhecimento populacional global e sua relação com novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Streck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Escola de Comunicação, Artes e Design

Referências

ANJOS, Thaiana Pereira Dos; GONTIJO, Leila Amaral. Recomendações de usabilidade e acessibilidade para interface de telefone celular visando o público idoso. Production, v. 25, n.4, pp. 781-811, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132015000400791&lng=en&tlng=en .

CALLARIA, Tiziana C.; CIAIRANOB, Silvia; RE, Alessandra. Elderly-technology interaction: accessibility and acceptability of technological devices promoting motor and cognitive training. Work, 2012, v .41, suplemento 1, pp. 362-369. DOI: 10.3233/WOR-2012-0183-362.

COMUNELLO, Francesca; ARDÈVOL, Mireia F.; MULARGIA, Simone; BELOTTI, Francesca. Women, youth and everything else: age-based and gendered stereotypes in relation to digital technology among elderly Italian mobile phone users. Media, Culture & Society, v. 39, n. 6, 2017. DOI: 10.1177/0163443716674363.

CRARY, Jonathan. Suspensions of perception: attention, spectacle, and modern culture. Massachussets: MIT Press, 2001.

FRAGOSO, Suely. RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GOMBRICH, Ernst. Os usos das imagens: estudos sobre a função social da arte e da comunicação visual. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MANOVICH, Lev. Notes on Instagrammism and mechanisms of contemporary cultural identity. Manovich, 2016. Disponível em: <http://manovich.net/index.php/projects/notes-on-instagrammism-and-mechanisms-of-contemporary-cultural-identity>. Acesso em: 10 Jan 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.

MOSTAGHEL, Rana. Innovation and technology for the elderly: Systematic literature review. Journal of Business Research, v. 69, n. 11, pp. 4896-4900, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.049.

NEVES, Barbara B.; AMARO, Fausto. Too old for technology? How the elderly of Lisbon use and perceive ICT. The Journal of Community Informatics, v. 8, n. 1 2012.

STRECK, Melissa; PELLANDA, Eduardo. Instagram como interface da comunicação móvel e ubíqua. Sessões do Imaginário, v. 22, n. 37, 2017. Disponível em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/28017.

Publicado
2018-12-27
Como Citar
Streck, M. (2018). A percepção de usuários acima de 60 anos através de categorização de imagens capturadas por hashtags no Instagram no contexto da tecnologia móvel digital. Revista Extraprensa, 12(1), 211-228. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.146716