Argentina-Brasil: intercâmbio internacional em educação tecnológica

Autores

  • Andrea Hidalgo Universidade Tecnológica Nacional. FRA, Argentina
  • Elizabeth Herrera Professora da Fatec Itaquaquecetuba
  • Wilton Garcia Professor da Fatec Itaquaquecetuba e do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.148023

Palavras-chave:

Argentina, Brasil, Intercâmbio, Internacionalizaçao, Espanhol

Resumo

Este texto é um relato de experiência e apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência de intercâmbio (2013-2017) da Faculdade de Tecnologia [Fatec] de Itaquaquecetuba, Brasil e da Universidade Tecnológica Nacional de Avellaneda-UTN, Argentina. Das mediações culturais à diversidade na América Latina, o foco dessa proposta destaca a aprendizagem do espanhol para os brasileiros para as relações comerciais com os países do MERCOSUL. Como resultado, interessa considerar, estrategicamente na atualidade, algumas singularidades da América Latina, sobretudo na relação Argentina-Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Hidalgo, Universidade Tecnológica Nacional. FRA, Argentina

    Máster en Enseñanza de Español como Lengua Segunda por la Universidad Nacional de Córdoba, Lic. en Tecnología Educativa, Prof. de Castellano, literatura y latín, Coordinadora del Departamento de ELE Universidad Tecnológica Nacional FRA, Argentina.

  • Elizabeth Herrera, Professora da Fatec Itaquaquecetuba

    Professora da Fatec Itaquaquecetuba e Mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP.

  • Wilton Garcia, Professor da Fatec Itaquaquecetuba e do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

    Artista visual, pesquisador e professor da Fatec Itaquaquecetuba e do Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso. Doutor em Comunicação pela ECA-USP e Pós-Doutor em Multimeios pelo IA/UNICAMP. Autor de Feito aos poucos (2013), entre outros.

Referências

ARNOUX, Elvira. Ámbitos para el español: recorridos desde una perspectiva glotopolítica, en Reverte n. 6 (Facultad de Tecnología de Indaiatuba, Brasil), 2007.

BERNAL MEZA, Raúl. Sistema mundial y Mercosur: globalización, regionalismo y políticas exteriores comparadas. Buenos Aires: Universidad Nacional del Centro/ Nuevohacer. Grupo Editor Latinoamericano, 2000.

CANCLINI, N. G. Del consumo al acceso: viejos y jóvenes en la comunicación. Comunicação, mídia e consumo, são Paulo: ESPM, v. 14, n. 41, p. 10-30, set./dez. 2017. Disponível em: . Acessado em: 20 jan 2018.

________. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

CONTURSI, Eugenia. Legislación político-lingüística del Mercosur: avances y dilaciones a casi dos décadas del Tratado de Asunción. 2002. Disponible en www.linguasur.org.ar Acceso en: 03 jan 2016.

GIANELLA, Carlos. Polos tecnológicos: la interacción es la clave. Nómada n.18, diciembre 2007. Disponible en: Acceso en: 03-01-2013.

GONZALEZ, Horacio (2011, marzo 14). Tecnología y lengua nacional. Buenos Aires: Página 12, marzo 14, 2011. Disponible en: Acceso en: 13 fev 2013.

GUADILLA, Carmen García. Complejidades de la globalización e internacionalización de la educación superior – interrogantes para América latina. Cuadernos del CENDES, año 22, n. 58, p. 1-22 enero/abril 2005.

GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Unesp editora, 2015.

JAGUARIBE, Helio. América Latina y los procesos de integración. 2001. Disponible en: Acceso en: 08 jan 2017.

HIDALGO, Andrea Fabiana; HERRERA, Elizabeth Colorado. Internacionalización: un camino para la inclusión. REGIT – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia. Fatec Itaquaquecetuba/SP, v. 8, n. 2, p. 101-110, 2017. Disponible en: Acesso en: 10 fev. 2018.

_______. Experiencia de internacionalización entre la Universidad Tecnológica Nacional UTN-FRA y la Faculdade de Tecnologia [Fatec] Itaquaquecetuba. In: SEMINÁRIO TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 1, 2017, Itaquaquecetuba, SP, Anais, Itaquaquecetuba: Fatec, 2017. Disponible en: Acesso en: 10 fev. 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de janeiro: UFRJ, 2003.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: EdUFMG, 2001.

MERCOSUR CULTURAL. ¿Qué es el MERCOSUR cultural? Disponible en: . Acceso: 12 de enero de 2018.

MONETA, Carlos. Integración, política y mercado en la era global. Mercosur y el AlCA. Buenos Aires: Eduntref, 2002.

OLIVEIRA, Dennis. Novos protagonismos midiáticos-culturais: a resistência a opressão da sociedade da informação. REGIT – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia. Fatec Itaquaquecetuba/SP. v. 6, n. 2, p. 17-37, jul/dez, 2016. Disponível em: Acessado em: 27.11.2017.

PERLONGHER, Néstor. Prosa plebeya: ensayos 180-1992. Buenos Aires: Colihue, 1997.

RECONDO, Gregorio. Identidad, integración y creación cultural en América Latina. Buenos Aires: De Belgrano, 1997.

TEODORO, Luiz Fernando. Mercosul: internacionalização Brasil–Argentina. In: SEMINÁRIO TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 1, 2017, Itaquaquecetuba, SP, Anais, Itaquaquecetuba: Fatec, 2017. Disponible en: Acesso en: 10 fev. 2018.

VIVA, Julieta. Mercosur cultural. 2011. Disponible en: www.bibliotecavirtual.unl.edu.ar Acceso en: 03 set 2017.

RAE, Real Academia Española. Diccionario de la lengua española. 23 ed., 2014. Disponible en: < http://dle.rae.es/?id=LseVlwq > Acesso en: 20 mar 2018.

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Hidalgo, A., Herrera, E., & Garcia, W. (2018). Argentina-Brasil: intercâmbio internacional em educação tecnológica. Revista Extraprensa, 11(2), 69-82. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.148023