Influência das redes sociais de informação no rádio e na veiculação musical

Autores

  • Marcos Júlio Sergl Universidade Santo Amaro
  • Karen Helena Bueno Lanfranchi Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.150997

Palavras-chave:

Radioweb, Informação, Veiculação musical, Recepção, Internet

Resumo

Com o surgimento da internet, houve um deslocamento no processo de veiculação musical, antes restrita ao universo radiofônico e televisivo. Propomos uma reflexão acerca dessa descentralização possibilitada pelas Redes Sociais de Informação (RSI). Objetivamos identificar o papel delas no lançamento de novos artistas e na veiculação e recepção musical. Trabalhamos com pesquisa bibliográfica a fim de responder à questão: qual a relação das RSI com a veiculação e recepção musical no cenário brasileiro atual? Chegamos à conclusão de que as RSI revolucionaram o mercado musical, desde o momento da concepção da canção, até o processo de retroalimentação do compositor, proporcionado pela reação dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Júlio Sergl, Universidade Santo Amaro

Pós-Doutor em Comunicações pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (Unisa).

Karen Helena Bueno Lanfranchi, Universidade Santo Amaro

Mestre pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (Unisa).

Referências

ANTENORE, Armando. Revolucionária aos 16 anos. Bravo, São Paulo, n. 134, p. 73-78, 2008.

ARTUNI, Henrique; BASÍLIO, Larissa. Chega de saudade: acervo da Rádio Gazeta, um dos mais completos do country, preservar preciosidades da indústria fonográfica. Cásper, n. 28, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2N1CX6K. Acesso em: 3 jun. 2020.

ÁVILA, Renato Nogueira Perez. Streaming: aprenda a criar e instalar sua rádio ou tv na Internet. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BALLOUSSIER, Anna Virgínia. Pirataria vs. Indústria: quem dá mais? Rolling Stones, São Paulo, 12 dez. 2009, 14:35. Disponível em: https://bit.ly/2Y5i8xB. Acesso em: 3 jun. 2020.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BUFARAH JUNIOR, Álvaro. Rádio na internet: convergência de possibilidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica, 2003. p. 1-15.

BUFARAH JUNIOR, Álvaro. O rádio diante das novas tecnologias de comunicação: uma nova forma de gestão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009. Anais […]. Curitiba: Universidade Positivo, 2009. p. 1-15.

CHACUR, Fábian Décio. Os ídolos do pop/rock. São Paulo: Event, 2001.

DAPIEVE, Arthur. Qual o futuro da música? Bravo, São Paulo, v. 11, n. 139, p. 35-50, 2009.

D’AURIA, Cinthia. Pesquisa nas ondas do rádio. São Paulo: Instituto Ipsos Marplan, 2008.

DELARBRE, Raúl Trejo. Internet como expressão e extensão do espaço público. Matrizes, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 71-92, 2009.

ESPINELLI, Daniela. Aos 16, Mallu Magalhães estréia disco como adulta. Uol, São Paulo, 20 out. 2008, 8:36. Disponível em: https://bit.ly/2Y6aPWp. Acesso em: 7 jun. 2010.

FERRARETTO, Luiz Arthur. Desafios da radiodifusão sonora na convergência multimídia: o segmento musical jovem. Conexão, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 147-156, 2008.

FRITH, Simon. La industria de la música popular. In: FRITH, Simon; STRAW, Will; STREET, John (org.). La otra historia del rock. Barcelona: Robinbook, 2006. p. 53-86.

HERSCHMANN, Micael. Revalorização da música ao vivo e reestruturação da indústria da música. In: GUERRINI JUNIOR, Irineu; VICENTE, Eduardo. Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. p. 165-180.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, Tatiana Rodrigues. Redes sociais e circulação musical. In: SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE, 2011, Salvador. Anais […]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011. p. 1-15. Disponível em: https://bit.ly/2CaN9aZ. Acesso em: 30 mar. 2020.

LIVES de hoje: Dennis DJ, Michel Teló, Skank, David Guetta e mais shows para ver em casa. G1, Rio de Janeiro, 30 maio 2020, 00:01. Disponível em: https://glo.bo/2AGp9fx. Acesso em: 3. jun. 2020.

MARQUES, Daniel. Ouvintes utilizam cada vez mais o celular para sintonizar suas rádios preferidas. A Tarde, Salvador, 7 jul. 2010. Caderno 2, p. 7.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação. Florianópolis: Insular, 2001.

PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão de elementos suportes às estratégias de marketing e de negócios de empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PRATA, Nair. A web rádio e a geração digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 2009, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Universidade Positivo, 2009. p. 1-15.

PRATA, Nair. WEBradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2012.

SANCHES, Marcelo. Músicos investem em estúdios e produção musical em Campo Grande. Primeira Notícia, Campo Grande, 16 jul. 2013, 18:49. Disponível em: https://bit.ly/2zD6ErP. Acesso em: 3. jun. 2020.

SANCHES, Pedro Alexandre. Indústria fonográfica reclama da pirataria e prevê extinção do mercado. Folha de São Paulo. 25 jul. 2001. Disponível em: https://bit.ly/3etmVyH. Acesso em: 3 jun. 2020.

SANCHES, Pedro Alexandre; MATTOS, Laura. O preço do sucesso. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 maio 2003. Disponível em: https://bit.ly/3hBZipB. Acesso em: 3. jun. 2020.

SANTAELLA, Lúcia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

SILVA, Letícia de Oliveira Fernandes. As extensões das emissoras de rádio na Internet. 2009. Trabalho de Conclusão (Graduação em Rádio e TV) – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, São Paulo, 2009.

SIROTSKY, Nelson. Convergência das mídias e o futuro dos veículos. ESPM, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 45-50, 2006.

SOUZA, Lígia Maria Trigo de. Rádios.Internet.br: o rádio que caiu na rede… Revista USP, São Paulo, n. 56, p. 92-99, 2002.

TABOADA, Arlete Aparecida. Radioweb: outra rádio, diferentes processos de produção, roteirização e edição. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Sergl, M. J., & Lanfranchi, K. H. B. (2020). Influência das redes sociais de informação no rádio e na veiculação musical. Revista Extraprensa, 13(2), 123-143. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.150997