Universidade 93,7: radiojornalismo alternativo e divulgação multiplataforma em programas universitários

  • Luciano Victor Barros Maluly Universidade de São Paulo (USP)
  • Carina Seles dos Santos Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Ensino da comunicação., Multiplataforma., Radiojornalismo., Rádio USP 93,7 FM., Universidade 93,7.

Resumo

Este artigo aborda a expansão do conteúdo multiplataforma do programa Universidade 93,7, que é produzido pelos alunos do curso de jornalismo da Universidade de São Paulo e veiculado pela Rádio USP FM. Além dos áudios, os estudantes fazem gravações em vídeo, fotografia, matérias adicionais, entre outros produtos que são veiculados nas redes sociais. O objetivo é o de divulgar o programa e, assim, ampliar o número de ouvintes. Esta pesquisa demonstra a viabilidade ou não dessa estratégia de comunicação utilizada no programa Universidade 93,7, que é uma proposta alternativa de ensino de radiojornalismo, no ar há dez anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo (USP)

Jornalista e doutor em Ciências da Comunicação

Carina Seles dos Santos, Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2018-2019), pós-graduada em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing (2014) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (2011).       

Referências

BIANCO, Nelia R. Del. Rádio e o cenário da convergência tecnológica. IN: BIANCO, Nelia R. Del. (org.) O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora. São Paulo: Intercom, 2012. p. 16-37. Link: < portaldejornalismosul.espm.br/images/Stories/Ebook_Radio_na_era_da_Convergencia01_09_12.pdf>. Acesso em: 03.jul.2018.
FERRARI, Pollyana. (Org.). Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Arte transmídia na era digital. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Acesso em: 27.jul.2018.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Enunciação e etiquetagem de conteúdos da CBN - Análise da cobertura de uma tragédia carioca no rádio via internet. IN Revista Rádio-Leituras. Ano IV. Número II. Edição Julho-Dezembro 2013, pp. 06-24. Disponível em: https://radioleituras.files.wordpress.com/2014/03/ano4num2.pdf. Acesso em: 06.nov.2018.
SAAD CORRÊA, Elizabeth Nicolau. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. IN: KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação organizacional estratégica: Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 59-76.
SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. IN: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p.25-51. Link: . Acesso em: 03.jul.2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1992.

LINKS:
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 ANTIGO. Link: . Acesso em: 01.nov.2018.
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 ANTIGO. Série Tempo de Poesia. 2015. Link: ?buscar=Tempo+de+Poesia&button=Buscar>. Acesso em: 01.nov.2018.
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 NOVO. Link: . Acesso em: 01.nov.2018.
SITE CJE. DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO. Link: . Acesso em: 01.nov.2018.
Publicado
2019-10-17
Como Citar
Maluly, L., & Santos, C. (2019). Universidade 93,7: radiojornalismo alternativo e divulgação multiplataforma em programas universitários. Revista Extraprensa, 12, 290-307. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152851
Seção
GT2 - Comunicação, cultura e diversidade