Processos de legitimação e permanência no mercado de arte: uma análise da trajetória dos artistas Andy Warhol e Vik Muniz

Autores

  • Cássia Pérez da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Jane Aparecida Marques Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153465

Palavras-chave:

marcado de arte, sistema das artes, processos de legitimação, Vik Muniz, Andy Warhol

Resumo

Este artigo realiza estudos acerca do artista estadunidense Andy Warhol e do brasileiro Vik Muniz, tendo como hipótese que o último utiliza estratégias de difusão e permanência de mercado similares às praticadas por Warhol na década de 1960 e as aplica no contexto do mercado de arte brasileiro contemporâneo desde a década de 1990, ampliando essas práticas para o mercado global. São realizadas considerações referentes ao processo de legitimação dos artistas contemporâneos, levantando o debate de que os artistas o tornam um projeto legitimador que engloba uma rede em conjunto aos agentes culturais e ao público consumidor, visando demonstrar a consciência de mercado desenvolvida pelos artistas estudados.

Palavras-chave: mercado de arte, sistema das artes, processos de legitimação, Vik Muniz, Andy Warhol

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Biografia do Autor

  • Cássia Pérez da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

    Cássia Pérez da Silva é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). 

  • Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo (USP)

    Jane A. Marques é professora Livre Docente em Comunicação e Marketing da EACH (USP). Atua no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Silva, C. P. da, & Marques, J. A. (2019). Processos de legitimação e permanência no mercado de arte: uma análise da trajetória dos artistas Andy Warhol e Vik Muniz. Revista Extraprensa, 12, 136-151. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153465