Análise das apresentações da performance através do público

Autores

  • Jonath Boeta Abdalla Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) / Campus Nilópolis http://orcid.org/0000-0001-9381-2179
  • Pablo Vinícius Barreto de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / Campus Nilópolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153485

Palavras-chave:

Negro, Performance, Cultura

Resumo

Este trabalho, pretende visar a relação da performance “Nada Poderá Tornarmos Menos Pretos Que Somos”, trecho referente à música “Paz, Coroas e Tronos” do cantor/rap negro e LGBT+ Rico Dalasam, cujo objetivo é mostrar através da arte poética, da música, da expressão corporal a luta e o combate contra o racismo, além de buscar valorizar a história e os saberes da população preta do Brasil, seus processos de resistência, suas dores, a falta de receptibilidade e todas as adversidades sofridas, através do tempo, ao acionar aspectos relevantes da cultura, raízes e á ancestralidade. Desse modo, a performance se constitui uma autoafirmação e um meio de reconhecimento do negro, aponta a falta de evolução de direitos desde a abolição e a busca incessante por autovalorização.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonath Boeta Abdalla, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) / Campus Nilópolis

    Atou como bolsista voluntário do Grupo PET Conexões de Saberes em Produção Cultural e também bolsista de Iniciação de Pesquisa.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais, cultura afro-brasileira, arte sacra, cultura popular, arte cênica, dança e baixada fluminense.

  • Pablo Vinícius Barreto de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Discente do Curso de Bacharelado em Produção Cultural, membro fundador do Coletivo ConAfro (Coletivo Negro Afronta IFRJ/Nilópolis) e ingressante do Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, Campus Nilópolis/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

  • Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / Campus Nilópolis

    Possui mestrado em letras - Literatura Brasileira- UFF, Doutorado em Letras -  Literatura Comparada -  UFF e Pós- Doutorado em educação -  UFMG. Docente no  Campus Nilópolis e São Gonçalo/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Referências

DOS SANTOS, Silvia Karla B. M. M.. O que é ser negro no Brasil? – uma reflexão sobre o processo de construção da identidade do povo brasileiro. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.2, n.1, 2012.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. – 1º Edição - EDUFBA: 2008
FERREIRA, Maria Zita. Dança negro, ginga história. - 2º edição - Maza Edições,2008; Belo Horizonte.
HALL, Stuart. A identidade em questão: livro: a identidade cultural da pós modernidade – 10ª edição; DP&A editora. p. 07-27
HALL, Stuart. “Que “negro” é esse na cultura popular negra?”: In: da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003. p. 170-177.
LEAL, Maria Lucia. Pedagogia da Performance: Uma Experiência. In: TELLES Narciso(ORG.). Pedagogia do teatro – práticas contemporâneas na sala de aula. São Paulo Papirus Editora, 2013. p. 197-217.
LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra e ideologia do recalque. - 3ª edição. –UFBA ; Pallas Editora e distribuidora, 2011 ; Salvador.
MANDARINO, Ana Cristina, GOMBERG, Estélio. Água e ancestralidade jeje-nagô: possibilidades de existências. Textos de história, vol. 17, nº1, 2009.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 2º edição - Editora Ática, 1988
ORTIZ, Renato. IN: “Cultura brasileira e identidade nacional”. São Paulo: Brasiliense, 1994 – 5ª edição.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. 10º edição. São Paulo: Nova Cultura, Editora Brasiliense, 1988. p. 7-9.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. 1º edição, Editora letramento, Coleção: Feminismo Plurais, 2017
SARRAZAC, Jean-Pierre, Poética do Drama Moderno de Ibesen a Koltés. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012
SCHWARCZ, Lilia Moritz. “O espetáculo da raças – cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870- 1930”. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT5 - Congresso de iniciação científica

Como Citar

Análise das apresentações da performance através do público. (2019). Revista Extraprensa, 12, 827-837. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153485