Cotidiano e espetáculo: territórios e narrativas em disputa na Cracolândia

Autores

  • Camila Campos de Almeida Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)
  • Fernando Túlio Salva Rocha Franco Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV/SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153510

Palavras-chave:

Cracolândia, disputa socioterritorial, narrativas contra-hegemônicas, intervenção urbana

Resumo

A área conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, é historicamente marcada por políticas e intervenções urbanas que ameaçam a permanência popular no território. A disputa socioterritorial que permeia a região central da cidade se configura, também historicamente, como uma disputa narrativa e, neste trabalho, o objetivo é entender como produção simbólica e produção do espaço se relacionam. A pesquisa é norteada pela perspectiva da antropóloga Taniele Rui acerca das ações do Estado no território, que seriam de duas naturezas: performáticas, de caráter público e espetacular, normalmente midiatizadas; e cotidianas, de caráter privado e rotineiro, quase sempre invisibilizadas. Tendo como base essa conceituação, buscou-se entender como narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas são construídas a partir do cotidiano e do espetáculo no processo de disputa do território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Campos de Almeida, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)

    Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e especializada em Planejamento e Gestão de Cidades, pela Universidade de São Paulo (2017). Mestranda do programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da FAUUSP, onde se dedica a analisar as disputas socioterritoriais no centro de São Paulo. Pesquisa financiada inicialmente pela CAPES e, atualmente, pela FAPESP. Tem experiência em produção e edição de conteúdo para revistas e trabalhou como repórter de política internacional e sociedade da revista Exame, na Editora Abril. Também atuou como repórter da revista Superinteressante e do jornal Diario de Pernambuco. Temas de interesse: disputas socioterritoriais; diversidade; resistências; deslocamentos; centros urbanos.

  • Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV/SP)

    Presidente do IAB-SP, arquiteto urbanista formado pela FAUUSP, mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e pesquisador pelo LabCidade/FAUUSP. Foi Assessor do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (2013-16).

Referências

COUTINHO, Eduardo. “O olhar no documentário”. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. 701 p.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 431 p.

GATTI, Simone. Entre a permanência e o deslocamento: ZEIS 3 como instrumento para a manutenção da população de baixa renda em áreas centrais. O caso da ZEIS 3 C 016 (Sé) inserida no perímetro do Projeto Nova Luz. Tese. São Paulo: FAUUSP, 2015. 344 p.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2014. 510 p.

KARA JOSÉ, Beatriz. A popularização do centro de São Paulo: um estudo de transformações ocorridas nos últimos 20 anos. Tese de Doutorado. São Paulo: FAUUSP, 2010.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, junho de 2002.

MALTA CAMPOS, Cândido; PEREIRA, José Eduardo Borba. Da segregação à diversidade: moradia e requalificação na área central de São Paulo. In: Caderno de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 5, n. 1. São Paulo: FAU Mackenzie, 2015.

MARINS, Paulo César Garcéz. Um lugar para as elites: os Campos Elíseos de Glette e Nothmann no imaginário urbano de São Paulo. In: LANNA, Ana; PEIXOTO, F.; LIRA, José; SAMPAIO, Mariana (orgs.). São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda, 2011.

PETRELLA, Guilherme. A fronteira infernal da renovação urbana em São Paulo: região da Luz no século 21. Tese. São Paulo: FAUUSP, 2017.

RIZEK, Cibele. Trabalho, moradia e cidade: zonas de indiferenciação? In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 78, 2012, p. 41-49.

RUI, Taniele. Depois da “Operação Sufoco”: sobre espetáculo policial, cobertura midiática e direitos na “Cracolândia paulistana”. In: Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v.3, n. 2, p. 287-310, jul.-dez. 2013. Disponível em: <http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/download/144/80>. Acesso em: 4 jan. 2019.

RUI, Taniele; MALLART, Fábio. A Cracolândia, um potente conector urbano. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, ed. 99, 1 out. 2015. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/a-cracolandia-um-potente-conector-urbano/>. Acesso em: 4 jan. 2019.

ROLNIK, Raquel. Territórios negros nas cidades brasileiras: etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. In: SANTOS, Renato (org). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SMITH, Neil. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 21, pp. 15 - 31, 2007.

SMITH, Neil. A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à “regeneração” urbana como estratégia urbana global. In: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine (org.). Dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006. 293 p.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira. São Paulo: Contracorrente, 2018. 506 p.

TELLES, Vera. Trajetórias urbanas: fios de uma descrição da cidade. In: TELLES, V. e Cabanes, R. (orgs.) Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, 2006. 442 p.

VILLAÇA, Flávio. São Paulo: Segregação e desigualdade. In: Estudos avançados, v. 25., n. 71, São Paulo, jan/abr 2011.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Cotidiano e espetáculo: territórios e narrativas em disputa na Cracolândia. (2019). Revista Extraprensa, 12, 596-612. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153510