O legato de Roquette-Pinto e a produção dos podcasts com viés educativo

Palavras-chave: Podcast, Rádio educativo, Rádio expandido

Resumo

Este trabalho traz uma reconstituição histórica sobre o rádio educativo no Brasil, que ganha visibilidade a partir de ações de Roquette-Pinto, e como suas produções transpassaram anos até serem encontradas em novos formatos sonoros, como nos podcasts. Com o objetivo de verificar se essas produções têm usos sociais atrelados aos do rádio massivo, realizamos um estudo de caso e uma análise de conteúdo com a proposta de categorizar os podcasts enquadrados na área educativa. Essa cartografia permite verificar os diferentes temas na área de educação do Castbox, relacionando com as ideias propagadas na fase de implantação do meio no Brasil.

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Biografia do Autor

Luãn José Vaz Chagas, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro dos grupos de pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas e Comunicação Política e Cidadania (Ciclo).

Luana Viana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/ Ufop) e do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas (PPGCOM/UERJ).

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
Chagas, L., & Viana, L. (2019). O legato de Roquette-Pinto e a produção dos podcasts com viés educativo. Revista Extraprensa, 13(1), 40-55. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.159566