Em busca da produção de sentido da recepção publicitária e nas práticas de consumo: testando possibilidades

Autores

  • Eneus Trindade

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77148

Palavras-chave:

Produção de sentido, Publicidade, Práticas de consumo, Recepção, Enunciação

Resumo

A partir de estudos qualitativos, de caráter etnográfico sobre três famílias paulistanas, acerca de aspectos da recepção publicitária e das práticas de consumo, propomos neste artigo, a discussão teórico-metodológica que faz a passagem dos dados da pesquisa etnográfica para a reflexão sobre a produção de sentido na comunicação, buscando a coerência teórica com os fundamentos de uma teoria da enunciação da recepção publicitária e das práticas de consumo em seus efeitos de sentidos subjetivos, espaciais e temporais, para se perceber como se constituem os vínculos entre os sentidos das marcas, produtos e serviços e a vida das pessoas, nos contextos abordados pela pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica que busca testar hipóteses de uma formulação teórica sobre a comunicação, como a ciência que estuda os vínculos de sentidos nas culturas.


 

 

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Publicado

2010-11-25

Como Citar

Trindade, E. (2010). Em busca da produção de sentido da recepção publicitária e nas práticas de consumo: testando possibilidades. Revista Extraprensa, 3(3), 47-60. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77148