“Nordeste Criativo” e desenvolvimento regional: esboço de uma metodologia para o fomento da economia criativa no nordeste brasileiro

  • Cláudia Sousa Leitão Universidade Estadual do Ceará
  • Luciana Lima Guilherme Universidade Estadual do Ceará
  • Luiz Antônio Gouveia de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Raquel Viana Gondim Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Desenvolvimento, economia criativa, políticas públicas, bacia criativa, programa Nordeste Criativo

Resumo

O presente artigo inicia-se com a reflexão sobre os significados do desenvolvimento e suas conexões com a criatividade e a inovação. O trabalho está estruturado em dois grandes eixos: o primeiro trata do conceito de indústrias criativas e do relato de suas potencialidades na geração de impactos econômicos, culturais, sociais e tecnológicos positivos na alavancagem do comércio doméstico e internacional; o segundo apresenta o conceito de ‘bacia criativa’ para o redesenho territorial do nordeste. A partir desses eixos, apresentamos e propomos o Programa Nordeste Criativo que se constitui de dois projetos: o Observatório das Indústrias Criativas do Nordeste (OICNE) e o Birô de Negócios Criativos (BNC). Relativamente ao projeto do OICNE esboça, ainda, uma metodologia de mapeamento do nordeste brasileiro para o fomento da economia criativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sousa Leitão, Universidade Estadual do Ceará
Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará
Luciana Lima Guilherme, Universidade Estadual do Ceará
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
Raquel Viana Gondim, Universidade Estadual do Ceará
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
Publicado
2010-11-25
Como Citar
Leitão, C., Guilherme, L., Oliveira, L., & Gondim, R. (2010). “Nordeste Criativo” e desenvolvimento regional: esboço de uma metodologia para o fomento da economia criativa no nordeste brasileiro. Revista Extraprensa, 3(3), 170-182. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77159