A Lei e o Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Uma experiência de política pública bem-sucedida

  • Fernando Kinas
Palavras-chave: Políticas públicas de cultura, Lei de Fomento ao Teatro, Teatro, Cultura, Arte

Resumo

A Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo entrou em vigor em 2002. Ela instituiu o principal programa público de apoio ao teatro que se tem notícia no Brasil, transformando-se em marco para as políticas públicas de cultura e servindo de referência para movimentos artísticos, gestores culturais e agentes políticos em todo o Brasil.
As edições do Programa de Fomento durante estes oito anos enriqueceram o panorama teatral da cidade de São Paulo, tanto pelo amadurecimento do trabalho realizado pelos grupos estabelecidos, quanto pelo surgimento de novos coletivos. O aumento da criação e a qualificação das pesquisas também estão associados à ampliação do público e a formação de uma geração mais crítica de cidadãs e cidadãos. O Programa mostrou a viabilidade e a necessidade de um modelo de política cultural independente das injunções do mercado.



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Kinas
Diretor e pesquisador teatral
Publicado
2010-11-25
Como Citar
Kinas, F. (2010). A Lei e o Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Uma experiência de política pública bem-sucedida. Revista Extraprensa, 3(3), 194-203. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77161