Congadas e Moçambiques na Região Sul e Sudoeste de Minas Gerais: políticas culturais e a interpenetração dos meios de comunicação massivos

Autores

  • Maurício de Mello Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77164

Palavras-chave:

Congada, Mídia, Sociedade, Resistência, Dança

Resumo

O resgate e a perpetuação dos folguedos e danças dramáticas originárias dos confrontos culturais entre estratos da população afro-descendente e os processos sociais e políticos de formação da sociedade brasileira, dependem da memória oral e gestual herdada e transmitida de seus praticantes. Nas condições impostas pelo capitalismo periférico no Brasil, com a crescente mercantilização de todas as esferas da vida social e a presença de uma abrangente indústria cultural, surgem inúmeras indagações acerca das aproximações, embates, focos de resistência e cooptação que ocorrem para a continuidade das expressões e experiências artísticas de verve popular.
O projeto em pauta pretende investigar os grupos de congadas e moçambiques em cidades na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, locais em que o cruzamento de questões políticas, econômicas e sociais pressiona a atuação e sobrevivência desses folguedos e danças seculares.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maurício de Mello, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduado em Comunicação Social. Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

Congadas e Moçambiques na Região Sul e Sudoeste de Minas Gerais: políticas culturais e a interpenetração dos meios de comunicação massivos. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 226-233. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77164