Novas tecnologias da comunicação e movimentos sociais contemporâneos: o caso do blog Hablahonduras

Autores

  • Marina Cavalcanti Tedesco Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77171

Palavras-chave:

Novas Tecnologias da Comunicação, Política, Blog, Honduras

Resumo

Hoje em dia há poucos lugares onde pessoas não convivam, de alguma maneira, com computadores, câmeras digitais e telefones celulares. Constatar tal fato não significa negligenciar o caráter extremamente desigual dos espaços. Ao mesmo tempo, estas assimetrias não podem eclipsar que o consumo de Novas Tecnologias da Comunicação cresce sem parar, em especial nos chamados países em desenvolvimento.

Este artigo tem como objetivo principal investigar como os movimentos sociais estão se apropriando destes objetos técnico-científico-informacionais, outorgando-lhes novos usos e subvertendo seu destino original – o mercado. Por se tratar de um tema amplo, diverso e em constante mutação, realizar-se-á um estudo de caso de HablaHonduras, um dos blogs dedicados exclusivamente ao tema da resistência ao último golpe de estado em Honduras com maior quantidade de acessos.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense
    Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Tedesco, M. C. (2010). Novas tecnologias da comunicação e movimentos sociais contemporâneos: o caso do blog Hablahonduras. Revista Extraprensa, 3(3), 300-309. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77171