Socialização de conteúdo cultural no ciberespaço: a questão latino-americana

Autores

  • Carlos A. Tavares Jr

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77176

Palavras-chave:

Música digital, Ciberespaço, Compartilhamento, América Latina, Acesso

Resumo

O caráter comunicacional que o compartilhamento de música digital no ciberespaço, a partir do contexto contemporâneo, possibilitado pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), mostra-se restrito a camadas sociais específicas na América Latina, na qual o problema de acesso a este espaço encontra-se vinculado a questões econômicas, resultando em conexões cibernéticas de baixa qualidade e alto custo. Com base na hipótese de Gerd Leonhard (2008), do controle do ciberespaço através da proibição unilateral da socialização de conteúdo: quando um material cultural passa a ser compartilhado pessoalmente, sem intuitos lucrativos e malvisto (como concorrência injusta ao comércio cultural estabelecido). A prioridade de democratização do material cultural poderá conduzir a um reflexo da realidade ciberespacial: maior autonomia para os autores na publicação e a socialização pessoal sem fim lucrativo como principal meio de divulgação em um meio cujas “mudanças apresentam-se velozes e inevitáveis”.


 

 

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Biografia do Autor

  • Carlos A. Tavares Jr
    Bacharel em Comunicação Social, pós-graduando em Mídia, Informação e Cultura.

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Publicado

2010-11-26

Como Citar

Tavares Jr, C. A. (2010). Socialização de conteúdo cultural no ciberespaço: a questão latino-americana. Revista Extraprensa, 3(3), 368-380. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77176