A resistência dos canais alternativos de TV: estudo de caso da TV Comunitária de Campinas - Canal 8

Autores

  • Andréia Terzariol Couto Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Maria Ângela Pavan Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77181

Palavras-chave:

Políticas públicas, TVs comunitárias, Concessões de mídia, América Latina, Corporações midiáticas

Resumo

O cenário atual, o de grandes conglomerados, cujo controle midiático (operações de TV, rádio e jornal, além de cinema, música, editoração e internet) encontra-se nas mãos de poucas famílias. Ressaltamos no trabalho a importância de resguardar o espaço da TV alternativa, com foco cultural e educacional, que se diferencia do quadro de programações da TV aberta, amparada principalmente em uma programação fundamentada em fins comerciais. Consideramos também que uma das formas que caracteriza um veículo de comunicação democrático é o livre acesso que a população tem com relação a esse canal. Nesse sentido, as TVs comunitárias ganham relevância, uma vez que podem ser a alternativa diante da TV comercial, por se tratar de um veículo capaz de expressar as necessidades de comunidades empenhadas em uma programação que as atenda no que consideram mais relevante.

Iniciamos o trabalho com um panorama histórico das leis de comunicação e partimos depois para um estudo de caso da TV Comunitária de Campinas (canal 8), São Paulo, que desde o início de 2008 vem apresentando uma programação alternativa à cidade, veiculando, principalmente, programas culturais e documentários. O Canal 8 mantém convênio com a ACESP - Associação Paulista das TV’s a Cabo, de onde recebe vários programas, como do Senai, Polícia Militar, Magistrados de SP, entre outros. A pesquisa é conduzida a partir de um enfoque em que se considera o contexto social, econômico, político e cultural latino-americano e brasileiro. Para desenvolver o texto realizamos um estudo teórico, revisão bibliográfica e factual dos últimos acontecimentos das políticas públicas par ao setor.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Terzariol Couto, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
    Jornalista, professora da área de Comunicação Social, Mestre em Comunicação Social - Jornalismo Científico e Tecnológico. Doutora em Planejamento de Desenvolvimento Sustentável - Unicamp e Pesqquisadora do Grupo de Estudos Culturas Empresariais - IFCH - Unicamp
  • Maria Ângela Pavan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Produtora audiovisual, doutora pelo Departamento de Artes - Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

A resistência dos canais alternativos de TV: estudo de caso da TV Comunitária de Campinas - Canal 8. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 418-438. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77181