Comunicação para a cidadania: reflexões sobre Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa

Autores

  • Cláudia Regina Lahni Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raquel Lara Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77183

Palavras-chave:

Cidadania, Comunicação, Educomunicação, Extensão e pesquisa, Juventude

Resumo

Trabalhar prática e reflexão em conjunto é uma proposta executada e conceituada por Paulo Freire. O educador brasileiro, que muito pesquisou e difundiu a importância do desenvolvimento da teoria aliada à ação, teve suas idéias seguidas pelo comunicador argentino Mario Kaplún, para quem a comunicação deve ser participativa e democrática. Com base no aporte teórico especialmente desses pesquisadores, realizamos o Comunicação para a Cidadania: Tecnologias, Identidade e Ação Comunitária, projeto de extensão em interface com a pesquisa - financiado pela Fapemig -, que trabalha educomunicação com adolescentes das classes populares. A partir de pesquisa participante e bibliográfica, apresentamos aqui reflexões acerca da oficina de Jornal e do trabalho de graduandos que participam do projeto. Avaliamos que, como preconizou Paulo Freire, a prática aliada à teoria contribui com a ciência e com o fortalecimento da cidadania.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Regina Lahni, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora doutora permanente do PPGCOM-UFJF e docente de Comunicação Comunitária da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Fernanda Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Mestranda e formanda Fapemig do PPGCom/UFJF
  • Raquel Lara Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Mestranda do PPGCom/UFJF

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Lahni, C. R., Coelho, F., & Rezende, R. L. (2010). Comunicação para a cidadania: reflexões sobre Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa. Revista Extraprensa, 3(3), 453-465. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77183