Crianças invisíveis numa escola paulista: a implementação da Lei 10.639/2003 como garantia do direito a visibilidade cultural

Autores

  • Claudinei Lombe Universidade Nove de Julho
  • Maria da Glória Gohn Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77207

Palavras-chave:

Emancipação, Identidade, Cultura, Resistência

Resumo

Os objetivos desta pesquisa consistem em: destacar os mecanismos que dificultam a implementação da Lei 10.639, dando visibilidade às crianças afro-descendentes e identificar as novas relações sociais que surgiram entre os atores do processo educacional. Tendo como objeto de pesquisa a relação existem entre professores, alunos e comunidade de uma escola da rede pública de ensino Fundamental do Estado de São Paulo localizado no bairro do Parque Peruche, o respeito das garantias de visibilidade cultural dos afro-descendentes propostas pela Lei 10.639/2003. A finalidade da lei é determinar que os estabelecimentos de ensino, público e privado, trabalhe os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira em seus currículos, dando visibilidade a população afro-descendente. A convivência com as diferencias garantindo a todos os direitos que a nossa constituição garante a todo cidadão, consistindo num passo para a construção de uma verdadeira democracia.

 

 

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Biografia do Autor

  • Claudinei Lombe, Universidade Nove de Julho
    Mestre em educação pela Universidade Nove de Julho
  • Maria da Glória Gohn, Universidade Estadual de Campinas
    Professor titular da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

Lombe, C., & Gohn, M. da G. (2010). Crianças invisíveis numa escola paulista: a implementação da Lei 10.639/2003 como garantia do direito a visibilidade cultural. Revista Extraprensa, 3(3), 733-745. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77207