Cinema e branding global: análise do lançamento do filme “Alice no país das maravilhas”

Autores

  • Aryovaldo de Castro Azevedo Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio Caim Viana

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77211

Palavras-chave:

Globalização, Comunicação, Publicidade, Estética, Semiótica

Resumo

A difusão de valores internacionalizados é responsável pela aproximação comportamental na sociedade contemporânea, criando uma rede planetária integrada dentro de uma mínima cultura comum difundida principalmente via meios de comunicação de massa, aqui definida como globalização.
A globalização não apenas como cultura, mas também como processo, é fator fundamental na difusão de hábitos de comportamento e consumo que se tornam continuamente internacionalizados. Tais hábitos consumistas são fundamentais para a expansão de mercados de organizações globais, especialmente, no foco deste artigo, da indústria do entretenimento e, em especial, do cinema.
Outro aspecto relevante para o artigo é a análise da estética publicitária e de sua utilização para fomentar o consumo de produtos culturais através da internet. Os materiais promocionais para divulgação de filmes, especificamente do lançamento do filme Alice in Wonderland, conseguem replicar interpretações comuns no mercado internacional sob a perspectiva de uma cultura global integradora dos valores comuns à cultura ocidentalizada.

 

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Biografia do Autor

  • Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor adjunto do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio Caim Viana
    Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Uninove

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

Cinema e branding global: análise do lançamento do filme “Alice no país das maravilhas”. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 788-807. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77211