Mundialização e Música Popular: a representação da “crise” da canção na obra de Caetano Veloso

Autores

  • Daniela Vieira dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77223

Palavras-chave:

Crise da canção, MPB, Nacional-popular, Mundialização, Nação

Resumo

O presente trabalho visa a analisar a produção musical de Caetano Veloso no pós-tropicalismo por meio de uma abordagem sócio-histórica da canção popular brasileira. Através desse recorte pretendo demonstrar a inserção da música popular no processo de mundialização da cultura. Como hipótese inicial de trabalho, é possível dizer que a produção musical do compositor durante a década de 70 expressa uma crise de projetos nacionais. Os projetos estéticos-políticos que conduziram as suas produções ao longo da década de 60 sofreram um substancial declínio e, assim, já apontavam para a “crise” das representações de projetos nacionais em suas canções. E tal estado de crise torna-se ainda mais expressivo a partir da década de 80 e 90 – quando ocorre a efetiva mundialização da música popular brasileira. Nesse contexto, é possível vislumbrar que as canções de Caetano se consolidam no âmbito do internacional-popular.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda em Sociologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia da Unicamp

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

Mundialização e Música Popular: a representação da “crise” da canção na obra de Caetano Veloso. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 941-952. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77223