Patrimônio Imaterial: a lógica do mercado globalizado e as festas populares na América Latina

Autores

  • Edson Leite Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Maria Cristina Caponero Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Simone Perez Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77224

Palavras-chave:

Patrimônio imaterial, Festas populares, Produtos culturais, América Latina

Resumo

Desde a Segunda Guerra Mundial nota-se uma ampliação do movimento internacional de salvaguarda do patrimônio material e, mais recentemente, do imaterial, no qual estão inseridas as festas populares, assim consideradas em alguns países da América Latina, sobretudo nos países integrantes do Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina – CRESPIAL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru).
O presente trabalho analisa algumas das festas centenárias que ajudaram a construir a memória e a identidade do povo latino-americano buscando compreender sua permanência e adaptação frente à lógica do mercado globalizado, sua transformação em meros produtos culturais, por um lado e, por outro, a manutenção da tradição com o caráter identitário, sem deturpação ou destruição de sua essência.

 

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Biografia do Autor

  • Edson Leite, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Livre-docente da Escola de Artes Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Caponero, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Mestre Escola de Artes Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação Interunidades
  • Simone Perez, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Jornalista e mestranda da  Escola de Artes Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação Interunidades

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Publicado

2010-12-03

Como Citar

Patrimônio Imaterial: a lógica do mercado globalizado e as festas populares na América Latina. (2010). Revista Extraprensa, 3(3), 953-966. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77224