Las memorias en disputa. Dos documentales de CanalSeisDeJulio

Autores

  • María Celina Ibazeta

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77227

Palavras-chave:

Documentários, Memória, História, Terrorismo de Estado, Impunidade

Resumo

O monópolio da informação em mãos de poucos é especialmente evidente em um país como o México, onde as redes Televisa e TVAzteca dominam por completo a cena televisiva. Dar visibilidade a posturas desfavoráveis à política governamental em vigência, muitas vezes ausente na televisão, é um dos objetivos principais de Canalseisdejulio. Este pequeno grupo de não mais de dez integrantes, todos professores de cinema do Centro Universitario de Estudios Cinematográficos, se dedica desde 1988 a criar um espaço de contra-informação.
Um dos tópicos recorrentes nos vídeos de Canalseisdejulio é o terrorismo de Estado. Dois documentários que denunciam a violenta resposta do Estado ante atos de protesto da sociedade civil são: Tlatelolco. Las claves de la masacre (2003) e Halcones. Terrorismo de Estado (2006) de Carlos Mendoza. Este trabalho analisa as estratégias estéticas utilizadas em ambos documentários para construir uma memória social não oficial, uma revisão do passado histórico a partir de um olhar no presente.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Celina Ibazeta
    Doutorado em Literatura Hispánica pelo Stony. Professor adjunto 2 da Ponifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Ibazeta, M. C. (2010). Las memorias en disputa. Dos documentales de CanalSeisDeJulio. Revista Extraprensa, 3(3), 976-986. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77227