Da integração fronteiriça à integração regional: o caso da tríplice fronteira Colômbia, Brasil e Peru

Autores

  • Edgar Andrés Londoño Niño Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77256

Palavras-chave:

Integração fronteiriça, Tríplice Fronteira, Zonas de Integração Fronteiriça, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Resumo

Este artigo propõe destacar o caso da Tríplice Fronteira Colômbia, Brasil e Peru como espaço de integração em um nível fronteiriço e que pode ser um caminho para a integração regional. Isto significa também realçar a necessidade de interligar os processos existentes oficiais em um nível bilateral e multilateral com as realidades e necessidades da população.

Primeiro, far-se-á uma referencia ao espaço da Tríplice Fronteira a partir do entendimento de espaço geográfico como região. Depois da referencia ao caso, há uma breve conceituação de fronteira e integração para, finalmente, falar de dos espaços existentes de integração dos Estados.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edgar Andrés Londoño Niño, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Possui graduação em Ciência política - Universidad Nacional de Colombia (2010) e é mestrando em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Londoño Niño, E. A. (2012). Da integração fronteiriça à integração regional: o caso da tríplice fronteira Colômbia, Brasil e Peru. Revista Extraprensa, 5(2), 130-139. https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77256