Ênio Silveira: edição, repressão e redes de sociabilidade

Autores

  • Ana Caroline Silva de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85145

Palavras-chave:

Livro, Editor, Rede de sociabilidade, Ditadura militar

Resumo

O presente artigo analisa um processo formado no Superior Tribunal Militar contra editores do livro “Fundamentos da Filosofia”, do soviético marxista Afasaniev, em especial Ênio Silveira, diretor da editora Civilização Brasileira. A metodologia de análise primou pela criação de duas categorias que se evidenciaram na leitura sistemática dos documentos oficiais: o papel do livro e a figura do editor. A rede de sociabilidade em que Ênio Silveira estava inserido também é analisada através da leitura de cartas trocadas com outros intelectuais.

 



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Caroline Silva de Castro, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente está desenvolvendo seu doutorado na USP, na área de Ciências da Comunicação - Teoria e Pesquisa em Comunicação. Trabalhou por 11 anos na Rede Globo de Televisão e atualmente também produz reportagens com Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Castro, A. C. S. de. (2014). Ênio Silveira: edição, repressão e redes de sociabilidade. Revista Extraprensa, 7(2), 34-40. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85145