Mídia Ninja, mídia tradicional e accountability

Autores

  • Juliana de Amorim Rosas UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85188

Palavras-chave:

Mídia alternativa, Mídia tradicional, Mídia Ninja, Jornalismo, Accountability

Resumo

Surgido em 2011, o grupo Mídia Ninja ganhou mais visibilidade em junho de 2013, cobrindo e participando das manifestações de rua ocorridas no Brasil neste período. Suas imagens, veiculadas ao vivo e ininterruptamente pela internet, obtiveram grande audiência, pautaram a grande imprensa e tiveram grande influência na mudança de discurso da mídia hegemônica sobre o fato. A mídia alternativa se alimentou contrapondo-se ao discurso hegemônico e a grande mídia foi pautada por imagens e coberturas da mídia alternativa, fato que fugiu do habitual. A sociedade desconfiou do discurso hegemônico, mas também dos motivos e financiamento dos “ninjas”. Em meio a essas questões, nossa intenção é refletir sobre o accountability noticioso.



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Dossiê: Produção midiática

Como Citar

Rosas, J. de A. (2014). Mídia Ninja, mídia tradicional e accountability. Revista Extraprensa, 7(2), 121-131. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85188