Gollum e Sméagol: O Expressionismo no Inquietante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106511

Palavras-chave:

comunicação, adaptação, cinema, literatura

Resumo

Este artigo é um estudo em análise sobre o personagem Gollum/Sméagol de acordo com as suas possíveis características imagéticas e psicanalíticas de acordo com o movimento cinematográfico do expressionismo alemão e da teoria freudiana O Inquietante. O estudo tem como justificativa o reconhecimento de outras perspectivas conceituais relacionado à uma adaptação literária para o cinema como uma forma de abranger outros assuntos sobre adaptações de personagens, indo além de teorias sobre adaptação. Seu objetivo principal é verificar as características do movimento cinematográfico e da tese psicanalítica freudiana mencionados, de acordo com a forma como o personagem Gollum/Sméagol foi adaptado ao cinema. Para a escrita do artigo foram pesquisados os conceitos sobre: expressionismo alemão, O Inquietante (de Freud) e sobre a técnica para efeitos especiais performance-capture,  isto para a análise do personagem da forma como é visto na trilogia cinematográfica em sua versão estendida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Claudino Villalon, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Rádio e TV pela Unversidade São Judas Tadeu.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Gollum e Sméagol: O Expressionismo no Inquietante. (2015). Revista Extraprensa, 9(1), 12-24. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106511