El debate sobre el parlasur en los medios de comunicación de Argentina: Dos perspectivas de un mismo fenómeno

Autores

  • Brenda Luciana Maffei Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106963

Palavras-chave:

Mídia, Opinião Pública, Parlasul

Resumo

Com a sanção da lei 27.120 de dezembro de 2014, promulgada no dia 6 de janeiro de 2015, na qual se institui a obrigação para os cidadãos argentinos da eleição direta dos parlamentários do Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), iniciou-se um debate mediático na República Argentina que demonstra a existência de duas posturas díspares.  Entre essas duas posturas estão, por um lado, aqueles que sustentam que o Parlasul é um órgão relevante para o desenvolvimento do processo de integração e, pelo outro, os que argumentam que é um órgão desnecessário e pouco funcional. Partindo das premissas de que mídia configura um elemento fundamental na conformação da opinião pública, o objetivo centra deste trabalho é analisar criticamente a forma como dois jornais (Clarín e Página12) apresentaram a questão parlamentária do MERCOSUR, especialmente a partir do envio do projeto de lei ao Congresso Nacional, que institui as eleições diretas. Os discursos elaborados desde estes dois jornais são um exemplo das duas posturas mencionadas antes. Além disso, por ser o Parlasul um órgão destinado à representação dos cidadãos do bloco regional, a ideia que os próprios cidadãos se formem sobre ele é parte fundamental da análise.

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Biografia do Autor

  • Brenda Luciana Maffei, Universidade Federal de Santa Catarina

    Advogada pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) (Bolsista CAPES). Doutoranda pelo Programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Bolsista CAPES PEC-PG). 

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Maffei, B. L. (2015). El debate sobre el parlasur en los medios de comunicación de Argentina: Dos perspectivas de un mismo fenómeno. Revista Extraprensa, 9(1), 61-76. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106963