• Extraprensa Journal Produções culturais e midiáticas
    v. 7 n. 2 (2014)
    A edição de número 14 traz um levantamento sobre as condições das produções culturais e midiáticas nos espaços coletivos da contemporaneidade. Neste cenário, discussões e análises enfocadas na elaboração de conteúdos diante de ambientes culturais alternativos: um convite para a leitura em busca de conceituações e novas referências, com a seção "Dossiê: Produção midiática".
  • Comunicação, cultura e enfoques alternativos
    v. 6 n. 2 (2013)

    A edição de junho de 2013 traz como destaque novas formas na cultura por meio da comunicação midiática. Desta maneira, o leitor passa a ser convidado a refletir sobre enfoques alternativos que propiciem o espaço cultural diante da diversidade ao mesmo tempo que as ações de preservação propõem aspectos de integração e manifestação das identidades.

  • Cultura e Gestão na Comunicação Latino-Americana
    v. 6 n. 1 (2012)

    A edição de dezembro de 2012 traz como destaque a seção "Dossiê: Gestão Cultural", que aborda temas conflitantes a partir de um pensamento voltado para uma visão além do mercado. Com o foco na valorização de ações elaboradas no âmbito do fazer cultural e do fomento aos valores simbólicos e à criatividade, surge o objetivo de trazer reflexões em torno da complexidade no campo da cultura.

    Esta edição desafia o leitor de EXTRAPRENSA (USP) à busca do fortalecimento, a partir de uma perspectiva de redes, da produção e coprodução cultural Latino-americana.
  • Mídia, Informação e Manifestações Culturais
    v. 5 n. 2 (2012)
    A cultura, ao atuar como mecanismo de impulso à comunicação, põe em destaque temas intrínsecos das articulações multifacetadas que as informações são trabalhadas pela mídia. Surge um desafio de propor alternativas que permitam a intercomunicação sem ferir os aspectos da diversidade cultural. O número 10 de Extraprensa (USP) convida o leitor a pensar sobre as questões levantadas e refletir como seriam possíveis a prática de soluções que não afetem as manifestações locais da cultura.
  • Aspectos das produções midiáticas latino-americanas
    v. 5 n. 1 (2011)
    O impacto das novas tecnologias e a diversificação das produções na mídia latino-americana revela que a adoção  de alternativas comunicacionais não se designa como utopia técnica, mas um imperativo diante da diversidade inexorável, própria da América Latina.
  • Aspectos culturais da diversidade na sociedade contemporânea
    v. 4 n. 2 (2011)
    A diversidade cultural percebida na América Latina emana aspectos intrinsecamente ligados não apenas no contexto regional, porém o grande desafio revelado consiste na ação do diálogo intercultural não somente com outras nações, mas de que maneira a hibridação de culturas pode agir como elemento de coesão das sociedades latino-americanas.
  • Alternativas, comunicação e diversidade
    v. 4 n. 1 (2010)
    Diante da questão da expressão da diversidade cultural na comunicação popular, o cerne do desafio em superar as grandes divergências de caráter social e prestação de serviço informativo -- as mídias alternativas, em diversas análises demonstram possibilidades de debate e reflexão sobre o que de fato envolve a democratização das expressões culturais.
  • Desafios das identidades sociais
    v. 3 n. 2 (2010)
    A diversidade cultural abriga conceituações amplas sobre as principais angústias que geram pontos de conflito na sociedade contemporânea. Neste caso, como pensar na aplicação do tema diversidade culural relacionado às identidades sociais, cujos desafios encontram-se na resolução e na aceitação das várias identidades do outro.
  • Práticas Culturais
    v. 3 n. 1 (2009)
    As experiências associadas às Práticas Culturais - observadas ou implementadas nos diversos aspectos de manifestação das culturas populares, cujos desafios e soluções encontradas para cada estudo de caso encontram-se invariavelmente atreladas.
  • Educação & Cultura
    v. 2 n. 2 (2009)
    O processo cultural também mostra-se invariavelmente educacional, cuja reciprocidade também apresenta-se em projetos Culturais de teor educacional. Esta edição se destina a desbravar os limiares intrínsecos de projetos culturais que envolvem Educação e Cultura.
  • Cultura Popular
    v. 2 n. 1 (2008)
    As culturas populares, cada qual com sua especificidade, manifestações, formas e organização encontram-se em uma dinâmica operacional sintetizada do ambiente em que ocorre, cujo contexto demonstra sua relevância às práticas culturais abordadas nesta edição.
  • Ação Cultural
    v. 1 n. 2 (2008)
    Esta edição de junho de 2008 compila obras que abordam experiências de ação cultural no âmbitos de gerenciamento e promoção das culturas populares, dentre os quais, os desafios e as soluções encontradas para cada estudo de caso.
  • v. 1 n. 1 (2007)
    O Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) lança a revista Extraprensa - um periódico destinado à publicação da produção científica nas áreas da cultura e da comunicação no Brasil e América Latina, abrangendo temas como a diversidade cultural, cidadania, expressões das culturas populares, artes, mídias alternativas, epistemologia e metodologia em cultura e comunicação.