Curadoria editorial online: os casos de Boardilla e Magazzino

Autores

  • Anderson pereira silva dos santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.151256

Palavras-chave:

Curadoria, Revista, Online, Digital, Arte, Pintura

Resumo

Este artigo trata da experiência de curadoria editorial nas revistas online de arte Boardilla e Magazzino. Ao trazer esta experiência, pretendo enriquecer a discussão sobre o papel do curador, mostrando o seu trabalho para além do cubo branco da sala de exposição e enfatizando o caráter etimológico da palavra curadoria: cuidar, tomar conta, ou apresentar melhor. Ao mesmo tempo, ao mencionar a revista Magazzino, que se dedica exclusivamente à arte digital e, principalmente, à pintura digital, conecto este artigo à minha pesquisa sobre a arte digital e suas reverberações na pintura tradicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson pereira silva dos santos, Universidade Federal da Bahia

    Escola de Belas Artes

Referências

ASCOTT, Roy. Quando a onça se deita com a ovelha: a arte com mídias úmidas e a cultura pós-biológica. In: DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.

BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: MOURA, Rodrigo (org.). Políticas institucionais, práticas curatoriais.
Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://bit.ly/2SX9EXW. Acesso em: 14 fev. 2019.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Textos de Walter Benjamin. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores)

BOARDILLA. Boardilla#1, v. 1, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2IfmNaB. Acesso em: 15 fev. 2019.

BOARDILLA. Boardilla#16, v. 16, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2IaOSjf. Acesso em: 14 fev. 2019.

D’AMBRA, Dario. L’arte contemporanea nell’era digitale. Disponível em: https://bit.ly/2V0QWMm. Ace
sso em 14 fev. 2019.

DIGITAL ART. Artsy, [S.l.], 2016. Disponível em: https://bit.ly/2GJQE8v. Acesso em: 29 jul. 2018.

GARCIA, Benjamin. Time-lapses. Benjamin Garcia Art, Bogotá, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2N6lTM8. Acesso em: 14 fev. 2019.

GAYFORD, Martin. David’s Hockney iPad art. The Telegraph, London, 20 out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2OOrZAy. Acesso em: 29 jul. 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MAGAZZINO. Magazzino#1. v. 1, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2tkoclU. Acesso em 14 fev. 2019.

MANOVICH, Lev. Remixability and modularity. 2005. Disponível em: https://bit.ly/2DzLkkQ. Acesso em: 14 fev. 2019.

MARTÍ, Silas. Inteligência artificial vai mudar todos os relacionamentos humanos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2tfLImN. Acesso em: 29 jul. 2018

NESTERIUK, Sergio; TAÚ, Marcio Rodrigues. Design audiovisual: remixabilidade na obra de Saul Bass. Novos Olhares, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 45-55, 2016.

SANTOS, Anderson et al. Catálogo Boardilla. Salvador: Boardilla, 2014.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A música na época de sua reprodutibilidade digital. In: PERPETUO, Irineu Franco; SILVEIRA Sérgio Amadeu (org.). O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

santos, A. pereira silva dos. (2018). Curadoria editorial online: os casos de Boardilla e Magazzino. Revista Extraprensa, 12(1), 82-97. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.151256