Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na sala de aula

  • Rubens Rodrigues Torres Filho Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Kant, Dogmatismo, Antidogmatismo

Resumo

Este é, em linhas gerais, o esquema de uma aula que, perante uma classe pouco numerosa de História da Filosofia Moderna III, visava introduzir o tema do curso. A maneira sintética que foi obrigado a adotar, pela circunstância, para essa finalidade, levou o professor à ilusão de que isso poderia interessar a mais gente e, imitando o gesto de Antônio Candido, a dar uma forma escrita ao conteúdo da preleção, que pretendia tão-somente estabelecer alguns poucos pontos – de resto, bastante pacíficos – de um momento decisivo no desenvolvimento do pensamento ocidental. A preparação desta aula foi grandemente facilitada pela leitura de alguns ensaios de Gérard Lebrun, agora reunidos em livro com o título Era uma Vez em Königsberg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Rodrigues Torres Filho, Universidade de São Paulo
Professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo
Publicado
2001-12-15
Como Citar
Torres Filho, R. (2001). Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na sala de aula. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, (7), 67-86. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i7p67-86
Edição
Seção
Artigos