A imputabilidade moral na Crítica da Razão Pura

Autores

  • Aguinaldo Pavão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i6p33-49

Palavras-chave:

Caráter inteligível, Liberdade, Responsabilidade, Causalidade da razão

Resumo

Este artigo analisa o tratamento dado por Kant na Primeira Crítica à imputabilidade moral, concentrando-se basicamente na III parte do capítulo II do livro segundo da Dialética Transcendental, denominado "Solução das idéias cosmológicas da totalidade da divisão dos eventos a partir das suas causas". Nesta parte da Crítica da Razão Pura, Kant apresenta, dentro de sua estratégia argumentativa que visa resolver o problema da terceira antinomia, a distinção entre o caráter empírico e caráter inteligível. A partir da dupla maneira de consideração do sujeito agente, procura-se entender a tese de Kant sobre a imputabilidade moral. É questionada a posição de Kant defendida em B 583 de que um juízo de imputação requer o desprezo pelas condições empíricas, sejam estas internas ou externas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aguinaldo Pavão, Universidade Estadual de Londrina

    Professor de Filosofia Universidade Estadual de Londrina (UEL,PR), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2000-12-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A imputabilidade moral na Crítica da Razão Pura. (2000). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 6, 33-49. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i6p33-49