Transcendentes ou transcendentais? Um ensaio sobre Kant e o erro dos escolásticos

Autores

  • Gustavo Barreto Vilhena de Paiva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v20i2p179-200

Palavras-chave:

transcendente, transcendental, metafísica, Immanuel Kant, João Duns Escoto.

Resumo

O termo “transcendental” tem sido de fundamental importância para a discussão produzida nos mais variados campos da filosofia contemporânea. Isso se deve, em larga medida, ao fato de a filosofia de Kant ser a inegável e constante referência para autores dos séculos XIX a XXI. Daí se derivou uma problemática projeção da noção de “transcendental” sobre a filosofia de autores escolásticos medievais. Embora estes últimos se valessem do termo “transcendente”, eles nem mesmo conheciam o termo “transcendental”. A confusão entre ambos os termos não poderia ser mais prejudicial para a leitura de autores medievais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AERTSEN, J. A. Medieval Philosophy and Transcendentals. The Case of Thomas Aquinas. Leiden - New York – Köln: Brill, 1996.

_________. Medieval Philosophy as Transcendental Thought. From Philip the Chancellor (ca. 1225) to Francisco Suárez. Leiden: Brill, 2012.

CHARRON, P. de. De la Sagesse. In: ________. Toute les oeuvres de Pierre Charron parisien, docteur es droicts, chantre et chanoine Theologal de Condom. Dernière edition. Reveues, corrigees et augmentées. Paris: Chez Jaques Villery, 1635.

CROSS, R. ‘Where Angels Fear to Tread’: Duns Scotus and Radical Orthodoxy. Antonianum, 76, 2001, pp.7-41.

DE MURALT, A. “Kant, le dernier occamien: une nouvelle définition de la philosophie moderne”. In: _________. La métaphysique du phénomène. Les origines médiévales et l’élaboration de la pensée phénoménologique. Paris: Vrin, 1985, pp.138-159.

DOYLE, J. P. Between Transcendental and Transcendental: the Missing Link?. The Review of Metaphysics, 50.4, 1997, pp.783-815.

GILSON, É. Avicenne et le point de départ de Duns Scot. Archives d’histoire doctrinale et littéraire du Moyen Âge, 1927, pp.89-149.

_________. Jean Duns Scot. Introductio à ses positions fondamentales. Paris: Vrin, 1952, pp.97-8.

_________. The Unity of Philosophical Experience. San Francisco: Ignatius Press, 1999 (1937).

HABERMAS, J. “Wahrheitstheorien”. In: _________. Vorstudien und Ergänzungen zur Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Surkhamp Verlag, 1984, pp.187-225.

HONNEFELDER, L. Scientia transcendens. Die formale Bestimmung von Seiendheit und Realität in der Metaphysik des Mittelalters und der Neuzeit. Hamburg: Felix Meiner, 1990.

_________. Johannes Duns Scotus. München: Beck, 2005.

IOANNES DUNS SCOTUS. Opera omnia. Cura et Studio Commissionis scotisticae. Vaticano: Typis Polyglottis Vaticanis, 1950-.

_________. Opera philosophica. Ed. St. Bonaventure University. St. Bonaventure: The Franciscan Institute, 1997-2006.

KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. Herausgegeben von Wilhelm Weischedel. 2 Bd. Frankfurt am Mein: Suhrkamp Verlag, 1974.

_________. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2001.

KANTII, I. Opera ad philosophiam criticam. Vol. 1 – cui inest Critica rationis purae. Latine vertit Fredericus Gottlob Born. Lipsiae: Impensis Engelhard Beniamin Schwickerti, 1796.

KNITTERMEYER, H. Der Terminus transszendental in seiner historischen Entwicklung bis zu Kant. Inaugural-Dissertation zur Erlangung der Doktorwürde der Hohen Philosophischen Fakultät der Universität Marburg. Marburg: Buchdruckerei von Joh. Hamel, 1920.

LEISEGANG, H. Über die Behandlung des Scholastischen Satzes: „Quodlibet ens est unum, verum, bonum seu perfectum“, und seine Bedeutung in Kants Kritik der reinen Vernunft. Kantstudien, 20.2-3, 1915, pp.403-21.

LIBERA, A. de. L’art des généralités. Théories de l’abstraction. Paris: Aubier, 1999.

POPKIN, R. The History of Scepticism. From Savonarola to Bayle. Oxford: Oxford University Press, 2003.

RIJK, L. M. de. “The Aristotelian Background of Medieval transcendentia: a Semantic Approach”. In: PICKAVÉ, M. (Hrsg.). Die Logik des Transzendentalen. Festschrift für Jan A. Aertsen zum 65. Geburtstag. Berlin, New York: De Gruyter, 2003, pp.3-22.

SONDAG, G. “Universel et natura communis dans l’Ordinatio et dans les Questions sur le Perihermeneias (une brève comparaison)”. In: HONNEFELDER, L., WOOD, R., DREYER, M. (eds.). John Duns Scotus: Metaphysics and Ethics. Leiden - New York – Köln: Brill, 1996, pp.385-391.

WOLTER, A. The Transcendentals and their Function in the Metaphysics of Duns Scotus. St. Bonaventure: The Franciscan Institute, 1946.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Transcendentes ou transcendentais? Um ensaio sobre Kant e o erro dos escolásticos. (2015). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 20(2), 179-200. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v20i2p179-200