Herder: uma proposta de reforma radical na educação

Autores

  • Marcos Fábio Alexandre Nicolau Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i2p83-94

Palavras-chave:

Bildung, Educação alemã, Humanidade

Resumo

Este artigo investiga, sob uma perspectiva pedagógico-filosófica, a proposta de “formação da humanidade” nos escritos de J. G. Herder. Pretendo analisar sua proposta de reforma no ensino, cuja radicalidade constitui um marco para o sistema educacional alemão, sendo implantada por Herder em sua passagem como conselheiro do ducado de Weimar. Severo crítico das Luzes, Herder pretendeu conciliar a racionalidade científico-filosófica ao sentimento e à paixão, próprios da literatura oitocentista alemã, forjando uma ideia de formação (Bildung) que, além de trazer em si a racionalidade e a sapiência, constitui-se também de emoção, criatividade, cultura e história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRESS, J. Johann Gottfried Herder as an educator. New York: G. E. Stechert & Co., 1916.

BARNARD, F. (Ed.) J. G. Herder on Social & Political Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BOSSERT, A. Goethe. Ses précurseurs et ses contemporains: Klopstock, Lessing, Herder, Wieland, Lavater / La jeunesse de Goethe. 12ª ed. Paris: Librarie Hachette, 1882.

BRITTO, F. Sobre o conceito de educação (Bildung) na filosofia moderna alemã. Educação On-line, Rio de Janeiro, n. 6, 2010. Disponível em <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0>. Acesso em 29 mar. 2014.

GEROLD, K. G. Johann Gottfried Herder. Tradução de Eduardo Espert. In: Johann Gottfried Herder 1803/1978. Bonn; Bad Godesberg: Inter Nationes, 1978.

HERDER, J. G. Outlines of a philosophy of the history of man – In Two Volumes. 2ª ed. Tradução de T. Churchill. Londres: Luke Hansard for J. Johnson, 1803.

______. Journal meiner Reise im Jahr 1769. Historisch-kritische Ausgabe herausgegeben von Katharina Mommsen. Stuttgart: Philipp Reclam, 1976.

______. Ensayo Sobre el Origen del Lenguaje. In: ______. Obra Selecta. Tradução espanhola de Pedro Ribas. Madrid, Alfaguara, 1982, pp. 133-450

______. Abhandlung über den Ursprung der Sprache. In: Ulrich Gaier (Hg.). Johann Gottfried Herder. Werke in zehn Bänden, Bd. 1, Frühe Schriften 1764-1772. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1985, pp. 695-810.

______. Ideen zur Philosophie der Geschichte der Menschheit. In: Martin Bollacher (Hg.). Johann Gottfried Herder. Werke in zehn Bänden, Bd. 6. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1989.

______. Auch eine Philosophie zur Geschichte der Bildung der Menschheit. In: Martin Bollacher (Hg.). Johann Gottfried Herder. Werke in zehn Bänden, Bd. 4, Schriften zu Philosophie, Literatur, Kunst und Altertum. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1994, pp. 9-108

______. Também uma filosofia da história para a formação da humanidade. Tradução portuguesa de Jose M. Justo. Lisboa: Edições Antígona, 1995.

______. Selected writings on aesthetics. Edição e tradução de Gregory Moore. Princeton: Princeton University Press, 2006.

HODGSON, P. God’s wisdom: Toward a theology of education. Louisville: Westminster John Knox Press, 1999.

JUSTO, J. Posfácio. In: HERDER, J. G. Também uma filosofia da historia para a formação da humanidade. Lisboa: Edições Antígona, 1995, pp. 151-202.

PELÁEZ, F. J. C. La filosofía de la historia de Johann G. Herder. Sevilha: Universidad de Sevilla, 2004.

RAUMER, K. Johann Gottfried Herder. The American Journal of Education, Londres: v. VI, nº XVI, Mar. 1859, pp. 195-208.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Herder: uma proposta de reforma radical na educação. (2014). Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 19(2), 83-94. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i2p83-94