A progressão em textos argumentativos escritos: uma análise da progressão referencial em produções de um aluno do Ensino Básico

Autores

  • Paola Tassinari Groos Universidade Federal de Santa Maria
  • Gil Roberto Costa Negreiros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20i2p257-271

Palavras-chave:

Linguística textual, Progressão textual, Progressão referencial, Pesquisa-ação, Interação

Resumo

O tema deste artigo é a progressão textual em textos escritos produzidos no contexto da Educação Básica. Objetiva-se investigar, por meio da metodologia da pesquisa-ação, o processo de qualificação da produção textual de um aluno da Educação Básica, com foco na progressão textual, mais especificamente a progressão referencial. O corpus constitui-se de textos escritos por alunos, coletados em oficinas de língua portuguesa desenvolvidas em uma escola pública de Santa Maria - RS. A sustentação teórica está baseada na interação verbal, defendida por Bakhtin (1997; 2014); e na perspectiva da Linguística Textual. Serão analisadas três redações que compõem o corpus da dissertação A qualificação da progressão textual em oficinas de produção de texto. Os resultados revelam que, com o decorrer das oficinas de produção de texto, avanços significativos em relação à progressão referencial foram alcançados.

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Biografia do Autor

  • Paola Tassinari Groos, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Letras - Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015) e mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras, na UFSM (2017). Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras, na UFSM. Atuou como bolsista do Subprojeto Letras Português, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFSM, de março de 2014 a janeiro de 2016. Desde agosto de 2016, é tutora EaD do Curso de Letras da UFSM/UAB.

  • Gil Roberto Costa Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Análise da Conversação, Análise do Discurso, Sociolinguística e Linguística Histórica. 

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A progressão em textos argumentativos escritos: uma análise da progressão referencial em produções de um aluno do Ensino Básico. (2018). Filologia E Linguística Portuguesa, 20(2), 257-271. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20i2p257-271