Apresentação

Estudos em prosódia do Português: variedades africanas e brasileiras

Autores

  • Flaviane Romani Fernandes-Svartman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20iEspecialp7-9

Palavras-chave:

Fonologia, Prosódia, Brasil, África

Resumo

O volume 20(especial) da revista Filologia e Linguística Portuguesa publica um conjunto de oito trabalhos que tratam de temas concernentes aos estudos sobre prosódia de variedades da língua portuguesa, particularmente, as faladas no Brasil e no continente africano.

O estudo sobre a prosódia de variedades de português, de um ponto de vista comparativo ou não, tem sido tema de grande interesse de pesquisas recentes, principalmente no tocante às variedades ainda pouco ou mesmo inexploradas linguisticamente, como as africanas. Assim, os artigos deste volume, ao abordarem dados de produção e de percepção da fala, dados de escrita e aspectos metodológicos de construção de corpus e de tratamento de dados de prosódia, trazem contributos significativos para os estudos gramaticais do português, seja no que diz respeito à metodologia de constituição de base de dados e de tratamento desses, seja para o conhecimento de características prosódicas inexploradas das diferentes variedades do português e ainda para uma maior compreensão da gramática fonológica dessa língua.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Fernandes-Svartman, F. R. (2018). Apresentação: Estudos em prosódia do Português: variedades africanas e brasileiras. Filologia E Linguística Portuguesa, 20(esp.), 7-9. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20iEspecialp7-9

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)