Os sentidos de competência no trabalho: discurso da mídia e discurso acadêmico

Autores

  • Maria Cecília Perez Souza-e-Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p387-405

Palavras-chave:

Prescrição. Trabalho. Interdiscurso. Funcionamento enunciativo. Campo e espaço discursivos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo tratar da noção de competência em discursos prescritivos relacionados ao tema trabalho. Tomamos como objeto de estudo os discursos que falam
sobre o modo de se comportar no trabalho e de pensar o trabalho. Considerando as noções de interdiscurso, campo e espaço discursivo (Maingueneau, 1984/2005), nosso objeto de análise é constituído por discursos que não travam entre si um diálogo preestabelecido, mas circulam em uma dada conjuntura que permite a delimitação de determinado campo discursivo. Institui-se, então, um espaço discursivo que abriga ao menos dois posicionamentos: (i) textos constitutivos do posicionamento 1, formado por discursos que circulam na mídia, aqui restritos a exemplares da revista Você S/A1 e (ii) textos prescritivos característicos do
posicionamento 2, que pertencem ao domínio dos saberes acadêmicos, neste momento circunscrito a um artigo científico centrado no enfoque ergológico (Schwartz, 1997). Pode-se
dizer que no espaço partilhado por esses dois posicionamentos há um embate: enquanto a
mídia considera a competência como algo já resolvido e, portanto, não problematizável, a reflexão proposta por Schwartz assume uma perspectiva crítica acerca do trabalho em geral e da noção de competência em particular. Nesse sentido, a articulação entre as reflexões de Schwartz e o discurso da mídia trouxe à tona uma polêmica não explicitada na revista cuja pretensão de univocidade presume a inexistência de um possível contradiscurso.

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Publicado

2007-06-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Os sentidos de competência no trabalho: discurso da mídia e discurso acadêmico. (2007). Filologia E Linguística Portuguesa, 9, 387-405. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p387-405