Emprego de vírgula e prosódia do Português Brasileiro: aspectos teórico-analíticos e implicações didáticas

Autores

  • Geovana Soncin Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
  • Luciani Tenani Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i2p473-493

Palavras-chave:

Vírgula. Prosódia. Escrita. Língua Portuguesa.

Resumo

Neste artigo, estabelecemos relações entre o emprego de vírgula em textos de alunos concluintes do Ensino Fundamental e a organização prosódica do Português Brasileiro. Por meio da análise realizada, mostramos que, embora a convenção para o uso da vírgula seja prioritariamente de base sintática, os usos encontrados apresentam regularidades prosódicas que, ao mesmo tempo, organizam a segmentação do enunciado e contribuem para a constituição dos sentidos dos textos. Do ponto de vista teórico, defendemos, por um lado, que a prosódia atua como estrutura significante na escrita e, desse modo, não é particularidade da fala e, por outro, que os usos de vírgula, ao marcar a estruturação prosódica da língua na escrita, faz remissão, por meio de um processo simbólico, ao modo como os fenômenos prosódicos produzem sentidos em diferentes enunciados no interior de práticas de oralidade. Como desdobramento da discussão teórica, propomos que, na prática didática, enfrentar a complexidade do emprego da vírgula poderia ser mais produtivo para o ensino do que considerá-lo em sua suposta homogeneidade sintática.

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Biografia do Autor

  • Geovana Soncin, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente, é bolsista de pós-doutorado da FAPESP no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" em São José do Rio Preto.
  • Luciani Tenani, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
    Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" em São José do Rio Preto.

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Publicado

2016-04-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Emprego de vírgula e prosódia do Português Brasileiro: aspectos teórico-analíticos e implicações didáticas. (2016). Filologia E Linguística Portuguesa, 17(2), 473-493. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i2p473-493