Intensificação da reflexão na escrita do professor em formação inicial: uma abordagem sistêmico-funcional

Autores

  • Aliny Sousa Mendes Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul,
  • Lívia Chaves Melo Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i2p509-537

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Reescrita, Letramento do professor.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as funções linguístico- discursivas desempenhadas por comandos de reescrita do formador e das respostas apresentadas por professores em formação inicial, no processo de reescrita do gênero Relatório de Estágio Supervisionado, em uma licenciatura em Letras. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir de uma pesquisa documental de caráter qualitativo. Numa investigação longitudinal, criamos categorias analíticas caracterizadoras da interação pela escrita nas atividades de reescrita dos relatórios: apagamento da informação apresentada; fuga da informação solicitada; indicações ignoradas; e expansão reflexiva da informação apresentada. Essa última reflete o que é esperado na escrita do gênero textual em questão: a reflexão sobre práticas pedagógicas vivenciadas no período de estágio. Como principal aporte teórico-metodológico para análise linguística dos dados, utilizamos a linguística sistêmico-funcional. O processo de reescrita na formação inicial do professor é uma prática sustentável, pois não se esgota ao fim do estágio obrigatório. Ao contrário, pode ser transformada de acordo com a necessidade do aluno-mestre quando do exercício do magistério. Além disso, contribui para o desenvolvimento da prática de reflexão que deverá ser parte da identidade do futuro professor de língua materna. Os resultados mostram, portanto, que a reescrita deve ser uma prática constitutiva da escrita acadêmica, colaborando para o fortalecimento tanto do letramento acadêmico quanto daquele necessário para o local de trabalho.

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Biografia do Autor

  • Aliny Sousa Mendes, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura; alinymendes.uft@gmail.com
  • Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil
    Professor no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins- UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil; wagnerodriguesilva@hotmail.com
  • Lívia Chaves Melo, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura; liviachavesmelo@hotmail.com

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Publicado

2016-04-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intensificação da reflexão na escrita do professor em formação inicial: uma abordagem sistêmico-funcional. (2016). Filologia E Linguística Portuguesa, 17(2), 509-537. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i2p509-537