Foco e Escopo

Todo manuscrito enviado para FISIOTERAPIA E PESQUISA é examinado pelo Conselho Editorial, para consideração de sua adequação às normas e à política editorial da Revista. Os manuscritos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos aos autores para adequação antes de serem submetidos à apreciação dos pares. Em seguida, o manuscrito é apreciado por dois pareceristas de reconhecida competência na temática abordada, garantindo-se o anonimato de autores e pareceristas. Dependendo dos pareceres recebidos, os autores podem ser solicitados a fazer ajustes (no prazo de um mês), que serão examinados para aceitação. Uma vez aceito, o manuscrito é submetido à edição de texto, podendo ocorrer nova solicitação de ajustes formais û nesse caso, os autores têm o prazo máximo de duas semanas para efetuá-los. O não-cumprimento dos prazos de ajuste será considerado desistência, sendo o artigo retirado da pauta da Revista. Os manuscritos aprovados são publicados de acordo com a ordem cronológica do aceite na secretaria da Revista.

O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seus autores. Artigos de pesquisa envolvendo sujeitos humanos devem indicar, na seção Metodologia, sua expressa concordância com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes (de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos). As pesquisas com humanos devem trazer na folha de rosto o número do parecer de aprovação pela respectiva Comissão de Ética em Pesquisa, que deve estar registrada no Conselho Nacional de Saúde. Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos internacionais e instruções nacionais (Leis 6638/79, 9605/98, Decreto 24665/34) que regulamentam pesquisas com animais. A menção a instrumentos, materiais ou substâncias de propriedade privada deve ser acompanhada da indicação de seus fabricantes. A reprodução de imagens ou outros elementos de autoria de terceiros, que já tiverem sido publicados, deve vir acompanhada da autorização de reprodução pelos detentores dos direitos autorais; se não acompanhados dessa indicação, tais elementos serão considerados originais do/s autor/es do manuscrito.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação

  • Latin American and Caribbean Health Sciences -LILACS
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Cientifícas de Américas - LATINDEX
  • Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature -CINAHL
  • Sport Discus 

Copyright

Autoria

Deve ser feita explícita distinção entre autor/es e colaborador/es. O crédito de autoria deve ser atribuído a quem preencher os três requisitos: (1) deu contribuição substantiva à concepção, desenho ou coleta de dados da pesquisa, ou à análise e interpretação dos dados; (2) redigiu ou procedeu à revisão crítica do conteúdo intelectual; e (3) deu sua aprovação final à versão a ser publicada.

No caso de trabalho realizado por um grupo ou em vários centros, devem ser identificados os indivíduos que assumem inteira responsabilidade pelo manuscrito (que devem preencher os três critérios acima e serão considerados autores). Os nomes dos demais integrantes do grupo serão listados como colaboradores. A ordem de indicação de autoria é decisão conjunta dos co-autores. Em qualquer caso, deve ser indicado o endereço para correspondência do autor principal. A carta que acompanha o envio dos manuscritos deve ser assinada por todos os autores, tal como acima definidos.

Exemplares dos autores

Serão enviados ao autor principal dois exemplares do número da Revista em que seu artigo for publicado, mais um exemplar para cada co-autor.

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP/Comissão de Credenciamento
  • Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 3ª região û CREFITO-3
  • Universidade Nove de Julho û UNINOVE

Fontes de Apoio




 

Histórico do periódico

A Revista Fisioterapia e Pesquisa (ISSN 1809-2950), continuação da Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (ISSN 1413-7879), é uma revista científica  e desde 1994 tem como objetivo divulgar a produção científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde. Em 2005 a revista passou por um processo de reformulação: mudança de nome, periodicidade,contratação de serviços de pessoa especializada em edição de texto, convênio com a UNINOVE que realiza o serviço de impressão, apoio financeiro do Conselho Regional de Fisioterapia terceira região û CREFITO 3, SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP) e contamos com quatro pesquisadores internacionais em nosso corpo editorial. Também finalizamos recentemente a implantação do sistema gerenciamento e submissão de artigos para a revista online pelo portal (http://www.mdpesquisa.com.br/RFP).