Investigação da postura corporal de escolares em estudos brasileiros

Autores

  • Ana Fátima Viero Badaró Universidade Federal de Santa Maria. RS. Brasil
  • Lidiane de Fátima Ilha Nichele Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria (RS), Brasil.
  • Patrícia Turra Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.590/1809-2950/13384622022015

Resumo

RESUMOO objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar o perfil das publicações brasileiras que investigaram a postura corporal de escolares, na idade de 6 a 18 anos. Os artigos analisados foram encontrados nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS, PubMed e em periódicos nacionais de fisioterapia, por meio das seguintes palavras, suas combinações e correspondências na língua inglesa: postura, avaliação postural, escolar e criança. O período de busca foi de julho de 2012 a dezembro de 2013. Foram incluídos os estudos nacionais que avaliaram, no ambiente escolar, a postura de no mínimo dois segmentos corporais em crianças e adolescentes. Selecionaram-se 28 estudos dos 68 encontrados. A idade dos 10 anos foi a mais investigada (24). O total de escolares avaliados foi de 5.334. Houve predominância de avaliações objetivas (50,0%), das quais 12 foram realizadas com registros fotográficos. Para a análise das assimetrias, 8 utilizaram software. No Sudeste, houve 16 investigações. As principais alterações verificadas foram: hiperlordose lombar, hipercifose torácica, joelho valgo e protrusão e/ou desnível de ombros. Prevaleceram a hiperlordose e o joelho valgo, com escolares entre 7 e 8 anos. Concluiu-se que as publicações sobre investigações da postura dos escolares são recentes. A variabilidade de métodos utilizados e também a diversidade das faixas etárias estudadas limitou a caracterização das alterações.

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Publicado

2015-06-06

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Como Citar

Investigação da postura corporal de escolares em estudos brasileiros. (2015). Fisioterapia E Pesquisa, 22(2), 197-204. https://doi.org/10.590/1809-2950/13384622022015