O preparo bioético na graduação de Fisioterapia

Autores

  • Fernanda Degilio Alves Universidade Nove de Julho
  • Aline Bigongiari Universidade São Judas Tadeu
  • Luis Mochizuki Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • William Saad Hossne Centro Universitário São Camilo
  • Marcos de Almeida Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000200007

Palavras-chave:

Bioética, Ética profissional, Fisioterapia^i1^seduca

Resumo

O desenvolvimento da Fisioterapia, aliado às mudanças na educação e na saúde, faz com que a autonomia e os dilemas éticos do fisioterapeuta sejam maiores a cada dia, expandindo seu papel no cuidado do paciente. Para além do Código de Ética, as noções de Bioética são centrais no preparo de graduandos para os desafios profissionais. Este estudo verificou a capacidade de tomar decisões éticas de alunos no último ano de Fisioterapia de duas universidades na cidade de São Paulo, das quais uma oferece no currículo a disciplina Bioética e a outra não. Cinqüenta alunos de cada universidade responderam a um questionário sobre dilemas éticos correspondentes a artigos do Código de Ética; cada questão oferecia três alternativas de resposta: uma bioética, outra referente ao Código e uma não-ética. As respostas foram analisadas estatisticamente. Os resultados mostraram um bom preparo ético em pouco mais de metade dos alunos das duas universidades, sugerindo que ambas oferecem preparo ético similar aos graduandos, independente da diferença curricular. No entanto, os alunos da universidade que oferece Bioética tiveram resultados significantemente melhores nos quesitos referentes à relação com outros profissionais da saúde, sugerindo que essa disciplina oferece melhores condições para o relacionamento interprofissional, fator importante tanto na prática clínica quanto para elevar o status da Fisioterapia.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

O preparo bioético na graduação de Fisioterapia . (2008). Fisioterapia E Pesquisa, 15(2), 149-156. https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000200007