Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo

Autores

  • Ana Carolina de Campos UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
  • Luiz Henrique Silva USP; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital das Clínicas
  • Karina Pereira Centro Universitário de Araraquara
  • Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
  • Eloisa Tudella UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000200013

Palavras-chave:

Criança, Desempenho psicomotor, Fatores socioeconômicos

Resumo

Visou-se identificar o perfil psicomotor de crianças de baixo nível socioeconômico e verificar o efeito nelas de um programa de intervenção psicomotora. Participaram do estudo seis crianças do sexo masculino, na faixa de 10 a 12 anos (11,5±0,92). Os participantes foram avaliados utilizando-se uma bateria psicomotora que avalia sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e fina; de acordo com o desempenho da criança, os fatores são pontuados de 1 a 4; o escore 1 refere-se ao perfil apráxico, 2 ao dispráxico, 3 ao eupráxico e 4 ao hiperpráxico. Com base nas dificuldades detectadas foi elaborado um programa de intervenção psicomotora, aplicado durante três meses, em 16 sessões de uma hora de duração, duas vezes por semana. Ao término da intervenção os participantes foram reavaliados. Pela avaliação inicial, o perfil dos participantes foi predominantemente eupráxico nos fatores equilibração, lateralização, noção do corpo, praxia global e praxia fina; nos fatores tonicidade e estruturação espaço-temporal o perfil foi predominantemente dispráxico. Após o programa de intervenção houve aumento estatisticamente significativo (p<0.05) na pontuação nos fatores tonicidade, equilibração, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina, sugerindo que o programa de intervenção psicomotora aplicado beneficiou o desempenho psicomotor de crianças de baixo nível socioeconômico.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo . (2008). Fisioterapia E Pesquisa, 15(2), 188-193. https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000200013